Sessão de Relato de Caso


Código

RC169

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital das clinicas UFPE

Autores

  • VITOR AMARAL GONCALVES (Interesse Comercial: NÃO)
  • Giovanna Oiticica (Interesse Comercial: NÃO)
  • Virginia Torres (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AMAUROSE CONGÊNITA DE LEBER: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar caso de paciente portadora de Amaurose Congênita de Leber (ACL) diagnosticada e acompanhada no serviço de oftalmologia do Hospital das Clínicas de Pernambuco.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 24 anos, com queixa de baixa acuidade visual importante desde a infância, sem avaliação oftalmológica prévia. Antecedentes familiares de casos de cegueira. Ao exame, apresentava acuidade visual de percepção luminosa em ambos os olhos, além de nistagmo. A biomicroscopia do segmento anterior evidenciava ceratocone bilateral, com estrias de Vogt, associado a discreta atrofia da gordura periorbital. Reflexo fotomotor direto diminuído em ambos os olhos. À fundoscopia apresentava palidez bilateral do nervo óptico, atenuação arteriolar importante, alterações pigmentares em média periferia. Na região macular foi evidenciada atrofia tipo coloboma, melhor demonstrada pelo ultrassom modo-B.

Conclusão

A ACL é um grupo de distúrbios hereditários que envolve degeneração da retina causando perda visual severa na primeira infância e que progride ao longo do tempo, levando à cegueira total na terceira ou quarta década de vida. Geralmente é identificada através de movimentos oculares anormais, como nistagmo. O diagnóstico é confirmado por respostas eletrorretinográficas anormais ou por reflexo de luz pupilar. Há uma grande heterogeneidade de genes causadores da ACL, com pelo menos 23 identificados até o momento. Os genes ACL codificam proteínas com uma ampla variedade de funções retinianas, como a morfogênese dos fotorreceptores, ciclagem de vitamina A, fagocitose e fototransdução. Sistemicamente, pode se apresentar concomitantemente com surdez, epilepsia, retardo mental, entre outros. Devido ao ato constante de coçar os olhos, o paciente pode desenvolver atrofia da gordura periorbital, com posterior enoftalmo e ceratocone. Estudos buscam o desenvolvimento de terapias gênicas para diferentes subtipos genéticos da ACL, mas até o momento não existe tratamento para a doença.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil