Sessão de Relato de Caso


Código

RC189

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Ação visual Oftalmologia LTDA

Autores

  • LUCAS VIEIRA DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Antônio Ferreira de Mendonça Neto (Interesse Comercial: NÃO)
  • Hévila Rolim (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DAS NICTALOPIAS FAMILIARES

Objetivo

Descrever um caso clínico de pacientes com nictalopia membros de uma mesma família com padrão ligado ao X do Sudoeste do Amazonia.

Relato do Caso

Paciente masculino, 34 anos, branco, natural e procedente de Porto Velho/Rondônia, realizou consulta oftalmológica com queixa de baixa da acuidade visual (BAV) para longe e perto desde a infância e nictalopia. Informava outros membros da família com queixas semelhantes. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual (AV) sem correção de 20/200 em ambos os olhos (AO) e Jaeger 6, que não melhorava com correção. Biomicroscopia, visão de cores e motilidade ocular sem alterações em AO. Pressão intraocular de 12mmHg AO. À fundoscopia, observava-se nervo óptico corado bem delimitado e escavação fisiológica, mácula livre e atrofia importante de EPR, retina e coróide. Aventou-se a hipótese de distrofia de segmento posterior, sendo solicitada propedêutica que evidenciou campo visual tubular e OCT com redução difusa de espessura em máculas. A hipótese de coroideremia foi aventada, sendo realizado exame de familiares. Realizado exame oftalmológico de um primo com queixas semelhantes que evidenciou acuidade visual de 20/20 AO com exame fundoscópico mostrando atrofia difusa de retina, EPR e coróide. Campimetria demonstrou redução da sensibilidade periférica importante com visão tubular. Com base nos dados obtidos com familiares foi elaborado um possível heredograma, elucidando a herança genética familiar ligada ao X.

Conclusão

A coroideremia é uma doença genética ligada ao X rara na prática oftalmológica, acometendo cerca de 1 em cada 50.000 homens e que acarreta prejuízo à qualidade de vida. É importante o diagnóstico diferencial com outras distrofias do segmento posterior como retinose pigmentar ligada ao X, e o diagnóstico de certeza apenas será obtido com teste genético, ainda de difícil acesso a população, sobretudo no sudoeste da Amazônia. Todavia, é importante ressaltar a importância do reconhecimento do quadro clínico dessas entidades já que estudos estão sendo desenvolvidos visando a terapia gênica.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil