Código
RC154
Área Técnica
Plástica Ocular
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)
Autores
- CARLOS MATOS NETO (Interesse Comercial: NÃO)
- VANESSA FAVERO DEMEDA (Interesse Comercial: NÃO)
- FLÁVIA PELINSARI LANA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
LACERAÇAO IATROGENICA DE CANALICULO LACRIMAL POR BISTURI - UM RELATO DE CASO
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de laceração de canalículo lacrimal atendido na urgência do setor de oftalmologia do Hospital Universitário Onofre Lopes, UFRN. Os canalículos são canais mucosos através dos quais a lágrima é drenada medialmente pelos pontos lacrimais, inferior e superior, para a via lacrimal, seguindo ao canalículo comum, saco lacrimal e ducto nasolacrimal. Uma lesão no sistema de drenagem lacrimal leva a cicatrizes e estenoses, que por sua vez podem causar epífora.
Relato do Caso
Recém nascido de parto cesariano por emergência hipertensiva obstétrica sofreu lesão de canto medial de olho esquerdo por bisturi durante ato cirúrgico. Avaliação clínica no segundo dia de vida constatou laceração de canalículo lacrimal lacrimal inferior, com preservação de ponto lacrimal. Procedeu-se com abordagem cirúrgica da lesão, com a cateterização com dilatador metálico do ponto lacrimal até a borda lateral exposta do canalículo e a partir da borda medial exposta do canalículo e posterior sutura por planos dos tecidos lesionados, com fio absorvível 8.0; primeiro aproximado músculo orbicular e depois a pele da pálpebra, lateral e medialmente. Ao fim, foi retirada haste. Evolui no primeiro, sétimo e décimo quarto dias de pós-operatório sem acúmulo de fluoresceína ao exame, com fios de sutura com queda espontânea.
Conclusão
Relatamos um caso de laceração iatrogênica de canalículo lacrimal, prontamente abordado cirurgicamente para evitar cicatrização errônea e estenose, mantendo então perviedade da via lacrimal lesada.