Sessão de Relato de Caso


Código

RC012

Área Técnica

Cirurgia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Oculare

Autores

  • ABDORAL GOMES LIMA NETO (Interesse Comercial: NÃO)
  • GUSTAVO ANACLETO LOURENÇO COÊLHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOÃO MARCELO LYRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

IMPLANTE INTRAOCULAR ESTENOPEICO EM PACIENTE COM IRREGULARIDADE CORNEANA: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar o caso de um implante intraocular estenopeico em paciente com irregularidade corneana causada por ceratocone avançado.

Relato do Caso

M.S.A.F., 39 anos, masculino, procedente de Maceió-AL, procurou o serviço em setembro de 2012 com diagnóstico prévio de ceratocone. Queixava-se de BAV, fotofobia e ofuscamento visual. Ao exame oftalmológico apresentava AV de 20/80 em OD e 20/30 em OE com a refração: -12,50 <> -7,50 x 180º em OD e +0,25 <> -7,00 x 110º em OE. À Biomicroscopia, apresentava apenas o Sinal de Munson. Na fundoscopia, não apresentava anormalidades. Paciente ortofórico em todas as posições. Negava antecedentes de cirurgias oftalmológicas e comorbidades. Foram então solicitados Anel Intraestromal de 2 segmentos em OD e de 1 segmento em OE, que se realizaram no final do mesmo ano, além de ICL, que foi implantada em março de 2013. Três meses depois, o paciente retorna com AV de 20/30 em OD e 20/40 em OE e refração: Plano <> -2,25 x 120º e Plano <> -4,00 x 80º, sendo prescrito óculos. Cerca de 1 ano e meio depois, retorna referindo BAV. Durante o exame foi detectado catarata subcapsular posterior em OD. Realizou-se então a retirada da ICL e Facoemulsificação com implante de LIO, com melhora das queixas no pós-operatório tardio. Em 2016, retorna com queixas de halo e glare, tendo AV de 20/50 em OD e 20/25 em OE. Com o teste do pinhole, teve AV de 20/25 em OD. Foi então solicitado o implante intraocular estenopeico. Com 30 dias de pós-operatório, paciente apresentava-se bastante satisfeito e sem queixas, com AV de 20/25 em ambos os olhos.

Conclusão

A regularidade da córnea é importante para a qualidade da visão. Existem algumas doenças que podem deixá-la irregular causando prejuízo na refração, como: ceratocone, degeneração marginal pelúcida, pós RK, etc. O implante intraocular estenopeico está sendo cada vez mais utilizado, pois os benefícios para o paciente são inúmeros. Consiste em um dispositivo de 13mm, dobrável, implantado atrás da íris. Estudos ainda estão sendo feitos para o desenvolvimento dessas lentes, que prometem revolucionar.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil