Código
P007
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: hospital humberto castro lima
Autores
- SUSANA LOUISE DE ALMEIDA SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
- Adriana Barros (Interesse Comercial: NÃO)
- Raquel Coelho Lima (Interesse Comercial: NÃO)
- Analu Ribeiro Vargens (Interesse Comercial: NÃO)
- Aline Guerreiro Aguiar (Interesse Comercial: NÃO)
- Juliana Soares Ladeia (Interesse Comercial: NÃO)
- Karla Tayrine Silva Guimarães (Interesse Comercial: NÃO)
- Marcelle Oliveira Parahyba (Interesse Comercial: NÃO)
- Jose Wilson Alves Filho (Interesse Comercial: NÃO)
- Raissa Miguez Santana (Interesse Comercial: NÃO)
Título
BARREIRAS PARA O TRATAMENTO DA CATARATA SENIL NO HOSPITAL HUMBERTO CASTRO LIMA
Objetivo
Identificar os fatores que impedem o acesso ao tratamento de Catarata senil, bem como avaliar os gastos que o paciente tem nesse processo e a satisfação com o serviço do Hospital Humberto Castro Lima (HHCL).
Método
Participaram desse estudo os pacientes com Catarata senil que realizaram cirurgia no período de outubro de 2017 a fevereiro de 2018. Aplicado um questionário, aprovado pelo comitê, onde se avaliou dados objetivos (como idade e sexo ), relativos à baixa acuidade visual e limitações diárias devido a catarata, e acerca do Hospital, satisfação quanto ao atendimento, tempo de espera até a marcação da cirurgia, os gastos e do conhecimento prévio. Os resultados foram expressos em frequência. As variáveis contínuas foram expressas por média e desvio padrão.
Resultado
30 pacientes (56,7% F e 43,3% M). A idade foi de 41 a 85, com média de 69,46 (Dp + 9,46). A maioria era aposentados 30%. 63,33% eram de Salvador. A maioria tinha o primeiro grau incompleto. 66,6% não trabalhavam. 63,33% não enxergava bem, e destes, 84,22% deixou de realizar alguma atividade por conta da visão. Conheceram o serviço através dos amigos/parentes (73,4%) O tempo médio até marcar a primeira consulta foi de 21,7 dias (Dp +24,79), 20% conseguiu marcar no mesmo dia (mutirão). 53,34% tinham o diagnostico prévio de Catarata. O tempo médio para realização de todos os exames: 29,43 dias (Dp + 27,05), sendo que 46,7% dos pacientes fizeram seus exames todos ou uma parte no serviço particular com gasto médio de R$226,42 reais. Retornaram em média 1,3 vezes (Dp + 0,76) até a cirurgia, tempo médio foi de 2,7 meses (Dp + 4,2). 90% fariam a cirurgia no mesmo dia e 80% classificou como ótimo.
Conclusão
Apesar do empenho no combate a catarata, nota-se que ainda há algumas barreiras para a população mais desfavorecida do ponto de vista socioeconômico. É necessário facilitar o acesso dessa população carente aos serviços para que possam ter um tratamento com o mínimo custo e máxima eficiência.