Sessão de Relato de Caso


Código

RC275

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Unicamp

Autores

  • DANIELLE KAMIJI (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marcelo Paccola (Interesse Comercial: NÃO)
  • Vicente Hidalgo Rodrigues Fernandes (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ESCLERO-UVEITE: DIAGNOSTICOS DIFERENCIAIS E RACIOCINIO CLINICO EM APRESENTAÇAO ATIPICA

Objetivo

Ressaltar a importância da avaliação clínica e do diagnóstico diferencial em quadros de esclero-uveíte associada a manifestações sistêmicas.

Relato do Caso

Os autores apresentam um caso atípico de esclero-uveíte em uma paciente do sexo feminino. J.A.S, feminino, 19 anos, natural e procedente de Campinas-SP, apresentou-se ao pronto atendimento geral do HC-UNICAMP com queixa de dor e hiperemia em olho esquerdo com três semanas de evolução. Relatava histórico de perda ponderal moderada, lesão ulcerada em região dorsal e episódio de internação hospitalar no último ano, quando fora submetida à drenagem de tórax por derrame pleural em virtude de suposta agressão que originara também a lesão dorsal. Não soube informar demais resultados por evasão hospitalar. O exame ectoscópico demonstrava evidente desnutrição, lesão ulcerada dorsal com secreção de aspecto purulento e odor fétido e lesões de aspecto tumoral exofítico com proptose do olho esquerdo. O exame biomicroscópico evidenciou lesões esclero-uveais com afilamento escleral, neovascularização de íris e reação de câmara anterior de 3+/4, sem sinéquias posteriores. O exame do segmento posterior revelou descolamento exsudativo de retina e moderado haze vítreo em OE. O exame anatomo-patológico da lesão dorsal e a baciloscopia de escarro bem como o PPD, definiu o diagnóstico de Tuberculose sistêmica. Após a instituição do tratamento específico houve resolução das lesões e negativação da baciloscopia.

Conclusão

Uveítes de apresentação atípica são sempre um desafio diagnóstico, por isso o exame clínico e oftalmológico detalhado bem como a sistematização do raciocínio clínico ajudam na elucidação do diagnóstico etiológico e decisão terapêutica.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil