Sessão de Relato de Caso


Código

RC028

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Autores

  • FLAVIO JAIME DA ROCHA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Leticia Pinheiro de Freitas (Interesse Comercial: NÃO)
  • Tauane Franco Pinheiro Alves Capop (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RELATO DE CASO DE RECEM-NASCIDO COM SINDROME GENETICA A ESCLARECER ASSOCIADA A MALFORMAÇOES DE GLOBO OCULAR

Objetivo

Relatar o caso de um recém-nascido com múltiplas malformações de globo ocular , incluindo ausência de pálpebra superior, proptose, duplicidade corneana , cristaliniana e da cavidade vítrea do olho esquerdo.

Relato do Caso

Criança com setenta e seis dias de vida, nascida a termo (trinta e nove semanas e 2 dias), sexo masculino. Ultrassom morfológico realizado com vinte semanas detectou crânio braquicefálico, fusão parcial da linha média e dos tálamos com cavidade ventricular única, caracterizando holoprosencefalia semilobar; Septo pelúcido alterado e córtex cerebral com textura heterogênea. Face apresentando arrinia , fendas labial e palatina extensas. Ao exame clínico apresentava microcefalia, proptose de globo ocular esquerdo, agenesia de pálpebra superior esquerda, arrinia, micropênis, fendas labial e palatina. Cariótipo foi realizado e obteve resultado normal, sem alterações numéricas e/ou estruturais. Realizada ressonância magnética de encéfalo apresentando: holoprosencefalia alobar, esquizencefalia de lábio aberto, lisencefalia e duplicação de globo ocular. Durante internação paciente evoluiu com sepse tardia, desconforto respiratório, e afinamento corneano importante de olho esquerdo. Apresentava também hiperemia ocular e secreção predominantemente serosa. Aos 32 dias de nascimento o recém nascido foi submetido à evisceração de globo ocular esquerdo para maior conforto do paciente e facilidade nos cuidados domiciliares. Ao exame macroscópico do globo ocular, no ato cirúrgico, observou-se duplicidade corneana, cristaliniana e da cavidade vítrea , além da ausência da parte medial de pálpebra superior esquerda. O exame anatomopatológico evidenciou globo ocular apresentando infiltrado mononuclear, proliferação vascular, fibrose de córnea e infiltrado mononuclear em coroide.

Conclusão

Trata-se de um caso clinico raro com síndrome genética ainda a esclarecer. Esse trabalho tem o intuito de suscitar discussões sobre a embriologia e falha na fusão na fase intraútero levando a malformações cerebrais em conjunto com malformações oculares.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil