Código
RC213
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: universidade federal do rio grande do
Autores
- VANESSA FAVERO DEMEDA (Interesse Comercial: NÃO)
- poliana marise de oliveira cardoso (Interesse Comercial: NÃO)
- carlos alexandre amorim garcia filho (Interesse Comercial: NÃO)
Título
MANEJO DE NEURORRETINITE SUBAGUDA UNILATERAL DIFUSA COM FOTOCOAGULAÇAO A LASER
Objetivo
A neurorretinite subaguda difusa unilateral (DUSN) é uma uveíte infecciosa, mais prevalente em crianças e adultos jovens, geralmente unilateral, resultando em severa perda visual. Temos como objetivo, avaliar o resultado visual após fotocoagulação a laser do verme em um paciente com sinais de neurretinite avançada.
Relato do Caso
Sexo masculino, 19 anos, potiguar, com diminuição da acuidade visual em olho direito há 03 dias, após trauma cranioencefálico leve. Ao exame, a melhor acuidade visual corrigida foi para movimento de mãos e 20/20 nos olhos direito e esquerdo. Presença de células em vítreo anterior no olho direito. As pressões intra-oculares (PIO) eram normais. A fundoscopia do olho direito mostrava vitreíte moderada, palidez do disco óptico e alteração difusa do epitélio pigmentar da retina, embainhamento vascular e lesões sub-retinianas amareladas,enquanto o olho esquerdo estava normal. O diagnóstico presuntivo de neurorretinite subaguda unilateral foi aventado, e na retinografia evidenciou a localização de uma larva em topografia nasal inferior. A tomografia de coerência óptica demonstrava atrofia retiana com diminuição da camada de fibras nervosas. Realizado fotocoagulação a laser de argônio direta da larva. Após 1 mês, o paciente era capaz de contar dedos justa face, com diminuição da vitreíte.
Conclusão
O diagnóstico de DUSN pode ser desafiador, pois tanto a vitreíte pode dificultar a visualização, quanto a lava pode mudar rapidamente de localização, por ser móvel e se alterar com a incidência da luz. Dessa forma, é muito importante realizar a fotocoagulação imediatamente após a sua localização. A fotocoagulação a laser é considerada o tratamento de escolha. E no que se refere ao ganho visual, quando detectada na fase tardia já com atrofia óptica, atenuação vascular, atrofia de epitélio pigmentar da retina, não há melhora com a incidência da luz. A fotocoagulação a laser direta é considerada o tratamento de escolha para DUSN. Se tratada precocemente, precocemente, na fase subaguda, é possível obter ganho de acuidade.