Sessão de Relato de Caso


Código

RC122

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto Hospital de Base do Distrito Federal
  • Secundaria: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Autores

  • VANESSA KLEIN PASSOS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luanna de Holanda Luz (Interesse Comercial: NÃO)
  • Gilnyanne da Silva Medeiros (Interesse Comercial: NÃO)

Título

OFTALMOPLEGIA BILATERAL SECUNDARIA A HEMORRAGIA SUBCONJUNTIVAL EM CRIANÇA COM COQUELUXE

Objetivo

Relatar caso de criança com suspeita de coqueluche apresentando quadro de tosse paroxística, hemorragia subconjuntival e oftalmoplegia bilateral.

Relato do Caso

Paciente, 10 anos, acompanhado do pai, atendido no pronto socorro de oftalmologia do IHBDF com queixa de manchas vermelhas em ambos os olhos. O pai relatou que há 15 dias, além das manchas, a criança tinha tosse persistente seguida de vômitos e piora dos sintomas mesmo após uso de amoxicilina, metronidazol e prednisona via oral. Encontrava-se estável clinicamente e ao exame oftalmológico apresentava acuidade visual sem correção de 20/30 em ambos os olhos; restrição à elevação e abdução bilateral; à biomicroscopia evidenciou-se equimose periorbital, hemorragia subconjuntival maciça nos quatros quadrantes; córnea, câmara anterior e fundoscopia sem alterações, bilateralmente. Os exames complementares evidenciaram infiltrados pulmonares perihilares no raio x de tórax, leucocitose, coagulograma e plaquetas normais. Iniciado então tratamento empírico para coqueluche com azitromicina 500mg, via oral, 10mg/kg/dia, por 05 dias. Após início do tratamento, o paciente apresentou melhora da tosse com regressão da hemorragia subconjuntival e resolução da oftalmoplegia.

Conclusão

A hemorragia subconjuntival pode ser idiopática ou secundária a distúrbios hemorrágicos, traumas, manobra de Valsava, medicamentos anticoagulantes e hipertensão arterial.Logo, uma investigação clínica e oftalmológica adequada deve ser realizada para melhor condução dos casos com suspeita de associação sistêmica. O diagnóstico e tratamento corretos foram essenciais para a resolução do quadro de coqueluche do paciente e melhoras dos sintomas oftalmológicos.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil