Código
RC171
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: IBAP
Autores
- KELLY MAYANNE FIGUEIREDO RAMOS ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)
- Danillo Almeida de Carvalho (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANEURISMA MILIAR DE LEBER NO SEXO FEMININO E SEUS DIAGNOSTICOS DIFERENCIAIS - RELATO DE CASO
Objetivo
Demonstrar um caso de aneurisma miliar de Leber em sexo feminino, doença relativamente rara, sobretudo neste genero e a importância desta entidade como um diagnóstico diferencial das alterações vasculares que cursam com aneurismas e exsudações. O caso foi ricamente documentado com retinografia e angiofluoresceinografia demonstrando as telangiectasias e macroaneurismas típicos da doença.
Relato do Caso
Paciente, feminino, caucasiana, 44 anos, sem comorbidades ou antecedentes oftalmológicos. Com queixa de baixa acuidade visual de progressiva em olho esquerdo mais acentuada há um ano. No primeiro atendimento foi observado ao exame: AV C/C: OD 20/30 (J1) OE: 20/200 (>J6).A pressão intraocular foi de 12 e 14 mmHg. Biomicroscopia: O exame do segmento anterior foi normal em ambos os olhos. Ao exame fundoscópico o olho direito não demonstrou alterações dignas de nota enquanto que o olho esquerdo demonstrou um nervo óptico fisiológico com a presença de intensa exsudação lipídica periarteriais, principalmente na retina temporal superior, e perimacular . Havia também múltiplos macroaneurismas e edema macular. Cerca de 30 dias depois a paciente retornou com resultado das sorologias solicitadas para sífilis, HIV, PPD, CMV, Toxoplasmose que foram todos negativos. No mesmo dia foi realizado retinografia que mostrou dilatações aneurismáticas com exsudação lipídica e focos hemorrágicos. A angiografia por fluoresceína intravenosa mostrou vazamento precoce e tardio, bem como o abandono capilar com hipofluorescência tardia vazamento de contraste na região perimacular temporal. Confirmada a suspeita de aneurisma miliar de Leber, foi proposto tratamento com fotocoagulaçao a laser e paciente evoluiu com boa melhora AV.
Conclusão
O aneurisma miliar de Leber é uma forma de telangiectasia retiniana primária caracterizada pela presença de múltiplos aneurismas miliares associados a exsudatos lipídicos intrarretinianos. É uma condição idiopática, unilateral, com predileção masculina epidemiologia que diferiu do caso apresentado porém que não pode deixar de ser aventado com o quadro