Código
P029
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Evangélico
Autores
- NUBIA CHOUCHOUNOVA SILVA NEVES DOS SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
- FRANCINE RUBIAO DA CUNHA (Interesse Comercial: NÃO)
- FRANCESCA DE SÁ FREIRE (Interesse Comercial: NÃO)
- PAULO HENRIQUE DE LIMA SOARES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO TRANSPLANTE DE CÓRNEA NO HOSPITAL EVANGÉLICO DE BELO HORIZONTE
Objetivo
identificar as principais indicações de ceratoplastias do Hospital Evangelico de Belo Horizonte, traçando um perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a este procedimento.
Método
Estudo observacional, retrospectivo, com delineamento transversal, a partir da análise dos prontuários de 51 pacientes (54 olhos) submetidos a transplante de córnea entre janeiro de 2015 e janeiro de 2018 no Hospital Evangélico de Belo Horizonte, em Minas Gerais. As varáveis analisadas foram: idade, sexo, procedência, tipo de ceratoplastia, diagnóstico pré-operatório das alterações corneanas e as indicações cirúrgicas.
Resultado
As principais indicações foram de transplante penetrante de córnea: ceratopatia bolhosa (43,13 %) 22, ceratocone (31,37 %) 16, distrofia corneana (7,84%)4 , leucoma (7,84%) 4, falência tardia (5,88%) 3, falência primária (1,96%)1 e ulcera perfurada (1,96 %) 1. Houve predomínio do sexo masculino com um total de 30 pacientes, e a maioria tinha procedência de Belo Horizonte (45,09%). A média da idade dos pacientes foi de 61 anos, variando de 16 a 91 anos. Das técnicas utilizadas, 90,74 % (49) foi a ceratoplastia penetrante, seguido pela endotelial (5,5%)3, (3,7 %) 2 lamelar e (1,85 %) 1 tectônico.
Conclusão
A ceratopatia bolhosa do pseudofácico predominou dentre as indicações cirúrgicas, demonstrando a importância da avaliação cautelosa da córnea no pré-operatório de catarata, bem como extensão de propedêutica em casos selecionados, com a microscopia especular.