Código
RC097
Área Técnica
Miscellaneous
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: CLÍNICA DE OLHOS YANO
Autores
- JULIANO ROCHA PERFEITO (Interesse Comercial: NÃO)
- SUSAN ERIKA YANO MOCELIN (Interesse Comercial: NÃO)
Título
POSSIBILIDADE DE IMPLANTE DE LIO DE VISAO ESTENDIDA COM PEELING DE MEMBRANA EPIRRETINIANA PREVIO.
Objetivo
AVALIAR A POSSIBILIDADE DE FACOEMULSIFICAÇÃO COM IMPLANTE DE LIO DE VISAO ESTENDIDA EM PACIENTE PREVIAMENTE SUBMETIDA A VITRECTOMIA POSTERIOR VIA PARS PLANA 25G E PEELING DE MEMBRANA EPIRRETINIANA.
Relato do Caso
PACIENTE M.P. 59 ANOS, SEXO FEMININO. SEM ANTECEDENTES MORBIDOS PESSOAIS E FAMILIARES. NEGA CIRURGIA OCULAR PREVIA. REFERE QUE COLEGA CONTRAINDICOU FACORREFRATIVA POR MEMBRANA EPIRRETINIANA EM OLHO DIREITO (OD). VEIO PARA SEGUNDA OPINIÃO DESEJOSA DE SUBMETER-SE A FACORREFRATIVA EM AMBOS OLHOS (AO). ACUIDADE VISUAL COM CORREÇÃO (AVCC) DE 20/25 E 20/20 ( +0,75 ESF AO COM AD +3,00). ECTOSCOPIA E BIOMICROSCOPIA SEM ALTERAÇÕES. FUNDOSCOPIA COM ALTERAÇÃO DE REFLEXO MACULAR EM OD. RETINOGRAFIA, ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA E ANGIO-OCT EVIDENCIAM MEMBRANA EM OD. OBSERVOU-SE OD DOMINANTE. OPTOU-SE OPERAR OE PRIMEIRO COM IMPLANTE DE LIO TECNIS MULTIFOCAL E DEPOIS PEELING DE MEMBRANA EPIRRETINIANA EM OD E AGUARDAR CICATRIZAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE FACOEMULSIFICAÇÃO EM OD. RETINOGRAFIA, ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA E ANGIO- OCT PÓS VITRECTOMIA DEMONSTRARAM BOA RECUPERAÇÃO DA CITO-ARQUITETURA RETINIANA E PACIENTE OPERADA 20 DIAS APOS PEELING COM LIO DE VISÃO ESTENDIDA - TECNIS SYMFONY. ACUIDADE VISUAL SEM CORREÇÃO COM AMBOS OLHOS DE 20/20 E J1
Conclusão
OBSERVOU-SE SATISFAÇÃO DA PACIENTE NO PÓS-OPERATORIO, SENDO QUE PODE-SE IMPLANTAR LIOS DE VISAO ESTENDIDA EM CASOS DE PEELING PREVIO COM BOA MANUTENÇÃO DA CITO-ARQUITETURA NEURORRETINIANA.