Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P035

Área Técnica

Educação Médica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade de Fortaleza

Autores

  • CIBELE DINIZ CARNEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Amanda Alexia Rodrigues Vieira (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luis Henrique d`Almeida Santos Ysla (Interesse Comercial: NÃO)
  • Adah Sophia Rodrigues Vieira (Interesse Comercial: NÃO)
  • João Victor Farias Mota (Interesse Comercial: NÃO)
  • Lais Aline De Oliveira Barbosa (Interesse Comercial: NÃO)
  • Adriane Macedo Feitosa (Interesse Comercial: NÃO)
  • Jailton Vieira Silva (Interesse Comercial: NÃO)

Título

A INSERÇAO DA OFTALMOLOGIA NO CURSO MEDICO - ANALISE DOS DISCENTES DE UNIVERSIDADES PUBLICAS E PRIVADAS

Objetivo

Avaliar o ensino da oftalmologia na formação do médico geral pela percepção de alunos de medicina de universidades públicas e privadas de Fortaleza.

Método

Estudo transversal, abrangendo todas as faculdades de medicina da capital do estado do Ceará, incluindo universidades públicas e privadas. A pesquisa foi realizada online, com ferramenta criada no google forms, e baseada em questionário próprio, com seis perguntas sobre o tema. Acadêmicos do 5º ao 8º semestre do curso de Medicina foram solicitados a preencherem o questionário. O anonimato dos entrevistados foi mantido, assim como o aspecto voluntário da pesquisa e o TCLE respondido.

Resultado

Um total de 136 alunos participaram da pesquisa, sendo 60% mulheres, e média de idade 22 anos. A maioria (74%) foi proveniente da rede privada (Universidade de Fortaleza e Universidade Christus) e o restante(23%) da rede pública (Universidade Federal e Estadual do Ceará). Sessenta e três por cento pertenciam ao terceiro ano do curso. Noventa e oito por cento acham que a disciplina deve ser obrigatória, e 60% acreditam que deveria ser ministrada entre o 5o. e 6o. semestres. Sobre a duração das atividades, 58% acreditam que 4 semanas seria suficiente; sobre o formato da disciplina, 91% concordou que fosse teórico-prática, e a maioria colocou sobre a importância de incluir aulas em ambulatório. Quando questionado se já haviam vivenciado alguma situação que demonstrou falta de conhecimento em oftalmologia, 78% respondeu que sim.

Conclusão

Na visão do aluno, o ensino da oftalmologia no período da graduação é deveras necessário e importante. Uma abordagem teórico-prática com pacientes reais seria a melhor estratégia, devendo a oferta dessa disciplina, preceder pouco semestres antes do internato médico onde os conhecimentos adquiridos na área poderiam ser vivenciados e aplicados.

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