Código
P065
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)
Autores
- ARTHUR FERREIRA LUZ (Interesse Comercial: NÃO)
- Helena Luiza Douat Dietrich (Interesse Comercial: NÃO)
- Raphaela Paiva Vieira (Interesse Comercial: NÃO)
- Edson Hideki Nakahara (Interesse Comercial: NÃO)
- Fernanda Galvão Pinheiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Isabel Braga Paiva (Interesse Comercial: NÃO)
- Lívia Rangel Mendonça (Interesse Comercial: NÃO)
- Adriano Cabral Vasconcelos (Interesse Comercial: NÃO)
- Danielle Candido Britto (Interesse Comercial: NÃO)
Título
GLAUCOMA PRIMARIO DE ANGULO ABERTO AVALIADO PELA TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA SPECTRAL DOMAIN
Objetivo
Relatar os achados do Spectral Domain OCT (SD-OCT) dos pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto em seus estágios leve, moderado e avançado, acompanhados em centro de referência oftalmológica de Recife – Pernambuco
Método
Estudo transversal analítico. Pacientes com glaucoma em acompanhamento em centro de referência de Recife foram submetidos ao exame de Spectral Domain OCT entre agosto e dezembro de 2016. Os dados foram avaliados pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 24.0. Para verificar a existência de significância estatística entre as variáveis dos grupos estudados foi utilizado o Coeficiente de correlação de Pearson. Para comparar grupo de estudo versus grupo controle foram utilizados Teste Exato de Fisher e Teste Mann Whitney com nível de significância de 5%.
Resultado
Foram incluídos 97 pacientes, correspondendo 50 ao grupo de estudo e 47 ao grupo controle. Os parâmetros avaliados foram camada de fibras nervosas da retina (CFNR), área do disco, área da rima, escavação papilar (EP) vertical e todos tiveram diferença estatisticamente significante com relação ao grupo controle. A curva ROC e AUC (areaunderthe curve) foi utilizada para averiguar a acurácia dos parâmetros considerados. A área do disco e a escavação papilar vertical obtiveram as maiores AUCs.
Conclusão
A Tomografia de Coerência Óptica apresenta estreita relação entre patologia na retina neurossensorial e dano ao nervo óptico e é útil não somente para diagnóstico como também para acompanhamento do glaucoma. Considerando sua relevância na propedêutica do glaucoma sugere-se sua inclusão na tabela da Agência Nacional de Saúde (ANS).