Código
P078
Área Técnica
Oncologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)
Autores
- RAPHAELA PAIVA VIEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- ANDRESSA MIRANDA MAGALHÃES (Interesse Comercial: NÃO)
- CECILIA MENELAU CAVALCANTI (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE VIDA E SUPERFICIE OCULAR EM PACIENTES COM NEOPLASIA CORNEO-CONJUNTIVAL PRE E POS-TRATAMENTO CIRURGICO. RESULTADOS PRELIMINARES.
Objetivo
Avaliar a qualidade de vida e qualidade de superfície ocular em pacientes com neoplasia superficial córneo-conjuntival antes e após tratamento cirúrgico.
Método
Estudo prospectivo com 26 pacientes, diagnosticados com neoplasia córneo-conjuntival submetidos a tratamento cirúrgico e confirmados com análise histopatológica. A qualidade de vida foi avaliada por meio do questionário 12-item Short-Form Health Survey (SF-12), traduzido e validado para o português, e os sintomas oculares por meio da correlação do questionário Ocular Surface Disease Index (OSDI), traduzido e validado para o português, tempo de ruptura do filme lacrimal (TBUT) e teste de Schirmer antes e após 30 dias do tratamento cirúrgico.
Resultado
A idade média dos pacientes inclusos foi de 61,20 ± 2,30 anos (24-82 anos) e 16 (61,53%) eram do sexo masculino. O escore OSDI médio antes da cirurgia foi de 57,7 ± 30,2 pontos e após a cirurgia, de 28,6 ± 22,6 pontos. A qualidade de vida, antes e após a cirurgia, teve correlação significativa com os valores do OSDI nos pacientes que relataram limitação para atividades moderadas e intensas (p = 0,001 e 0,012, respectivamente). A qualidade de vida e os valores de OSDI também foram correlacionados com “cumprir menos atividades diárias que o planejado” (p = 0,003), com “a dor interferiu nas atividades internas e externas do trabalho e domésticas” (p = 0,016) e com “sentir-se calmo e triste/deprimido nas últimas 4 semanas” (p = 0,007 e 0,008, respectivamente). O TBUT e Schirmer não interferiram na qualidade de vida e no OSDI dos pacientes pré e 30 dias após a cirurgia (p = 0,774 e 0,600, respectivamente), apesar de apresentar melhora no lacrimejamento e fotofobia após a cirurgia, mesmo em casos de tumores com maior tamanho.
Conclusão
Pacientes com neoplasia córneo-conjuntival apresentam diminuição da qualidade de vida associada com alteração da superfície ocular. Este estudo destaca o impacto da neoplasia córneo-conjuntival na qualidade de vida do paciente e, portanto, a importância do diagnóstico, tratamento e manejo precoces destas lesões.