Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P078

Área Técnica

Oncologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • RAPHAELA PAIVA VIEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • ANDRESSA MIRANDA MAGALHÃES (Interesse Comercial: NÃO)
  • CECILIA MENELAU CAVALCANTI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE VIDA E SUPERFICIE OCULAR EM PACIENTES COM NEOPLASIA CORNEO-CONJUNTIVAL PRE E POS-TRATAMENTO CIRURGICO. RESULTADOS PRELIMINARES.

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida e qualidade de superfície ocular em pacientes com neoplasia superficial córneo-conjuntival antes e após tratamento cirúrgico.

Método

Estudo prospectivo com 26 pacientes, diagnosticados com neoplasia córneo-conjuntival submetidos a tratamento cirúrgico e confirmados com análise histopatológica. A qualidade de vida foi avaliada por meio do questionário 12-item Short-Form Health Survey (SF-12), traduzido e validado para o português, e os sintomas oculares por meio da correlação do questionário Ocular Surface Disease Index (OSDI), traduzido e validado para o português, tempo de ruptura do filme lacrimal (TBUT) e teste de Schirmer antes e após 30 dias do tratamento cirúrgico.

Resultado

A idade média dos pacientes inclusos foi de 61,20 ± 2,30 anos (24-82 anos) e 16 (61,53%) eram do sexo masculino. O escore OSDI médio antes da cirurgia foi de 57,7 ± 30,2 pontos e após a cirurgia, de 28,6 ± 22,6 pontos. A qualidade de vida, antes e após a cirurgia, teve correlação significativa com os valores do OSDI nos pacientes que relataram limitação para atividades moderadas e intensas (p = 0,001 e 0,012, respectivamente). A qualidade de vida e os valores de OSDI também foram correlacionados com “cumprir menos atividades diárias que o planejado” (p = 0,003), com “a dor interferiu nas atividades internas e externas do trabalho e domésticas” (p = 0,016) e com “sentir-se calmo e triste/deprimido nas últimas 4 semanas” (p = 0,007 e 0,008, respectivamente). O TBUT e Schirmer não interferiram na qualidade de vida e no OSDI dos pacientes pré e 30 dias após a cirurgia (p = 0,774 e 0,600, respectivamente), apesar de apresentar melhora no lacrimejamento e fotofobia após a cirurgia, mesmo em casos de tumores com maior tamanho.

Conclusão

Pacientes com neoplasia córneo-conjuntival apresentam diminuição da qualidade de vida associada com alteração da superfície ocular. Este estudo destaca o impacto da neoplasia córneo-conjuntival na qualidade de vida do paciente e, portanto, a importância do diagnóstico, tratamento e manejo precoces destas lesões.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil