Código
P033
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Diabetes
- Secundaria: Unichristus
Autores
- JOAO AUGUSTO LIMA BISNETO (Interesse Comercial: NÃO)
- ARTHUR SAMPAIO FAÇANHA (Interesse Comercial: NÃO)
- MATHEUS PONTES PARENTE TRAVASSOS (Interesse Comercial: NÃO)
- ANA KAMILA PAIVA DE SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)
- SABRINA GOMES AGUIAR (Interesse Comercial: NÃO)
- MARCELA SOBREIRA KUBRUSLY (Interesse Comercial: NÃO)
- VALERIA SILVA BEZERRA (Interesse Comercial: NÃO)
- FILIPE LINS LINHARES DE SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
- LARA JUSTI SILVA NOGUEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- LEONARDO SIQUEIRA ALBUQUERQUE (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ESTUDO DESCRITIVO DE UMA CAMPANHA DE RASTREAMENTO E PREVENÇAO DA DOENÇA OCULAR EM PACIENTES COM DIABETES NO CEARA
Objetivo
Descrever as atividades e resultados da campanha “De olho no olho do Diabetes” no ano de 2017, que teve como objetivo divulgar a importância do exame oftalmológico na prevenção da retinopatia em pacientes diabéticos e oferecer este serviço a pacientes com dificuldade de acesso ao mesmo.
Método
Foi realizado um estudo descritivo, com aplicação de questionário sociodemográfico pré-montado, seguido de medidas antropométricas, glicemia capilar e exame de fundo de olho. Os dados posteriormente foram analisados no Epi Info para análise estatística.
Resultado
Foram avaliados 140 pacientes diabéticos, sendo que 80 destes já haviam realizado avaliação ocular e 11 já haviam sido submetidos a fotocoagulação anteriormente. O intervalo médio do exame anterior foi de 1,8 anos ( 0,5 a 9 anos). Durante a campanha, foi observado retinopatia diabética (RD) no olho direito em 51 pacientes e no olho esquerdo em 54, sendo do total 77,1% eram proliferativa, 16,1% não proliferativa. Em 6,6% não foi especificado. Em relação à outros achados observados ao exame ocular: edema macular em 4,2%, hemorragia vítria pré-retiniana em 2,8% e deslocamento de retina em 2,8% dos pacientes. Observamos tratar-se de uma população de alto risco, visto que, obesidade (IMC>30) foi vista em 39 pacientes, o IMC médio dos pacientes foi de 29,6, glicemia capilar média: 202mg/dl (72 a 562mg/dl), 70,3% tinham HAS, 36,5% neuropatia, 10,3% nefropatia e 25% tinham doença coronariana.
Conclusão
O estudo avaliou uma população de diabéticos com alta prevalência de doença ocular e comorbidades do diabetes. Quase um terço da população estudada apresentava risco elevado de cegueira. Sabemos que existe uma grande associação entre as complicações vasculares do diabetes, como foi demostrado no estudo. Diante disto, Ressaltamos a importância de campanhas educativas como meio de prevenção e tratamento precoce destes pacientes, haja visto a dificuldade encontrada por muitos no acesso a exames e profissionais.