Sessão de Relato de Caso


Código

RC022

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal de Alagoas (UFA)

Autores

  • RAFAELLA MACIEL CAVALCANTI (Interesse Comercial: NÃO)
  • DÁFILA GABRIELA VARJÃO CORREIA DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARCELLA DE MEDEIROS MOTTA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DESCEMENTOCELE COMO DESFECHO DESFAFORAVEL DA HIDROPSIA CORNEANA AGUDA NO CERATOCONE

Objetivo

Elucidar uma evolução incomum da Hidrópsia Corneana Aguda e seus possíveis tratamentos medicamentosos e cirúrgicos em um relato de caso.

Relato do Caso

Paciente masculino, 17 anos, nascido e residente em Porto Calvo - AL, encaminhado ao Hospital Universitário de Alagoas com hipótese diagnóstica de Hidropsia Corneana e Descementocele em Olho Esquerdo (OE). Paciente relatou episódio de prurido e “mancha” em OE há quatro dias. Queixava-se de baixa de visão e fotofobia intensa. Negava dor ou qualquer outro sintoma oftalmológico. Estava em uso de nafazolina, fenolsulfonato de zinco e lubrificante ocular. Diagnóstico de Ceratocone era desconhecido, porém apresentava história típica. Negou outras comorbidades pessoais e familiares. Ao exame oftalmológico: Biomicroscopia: OD: sem alterações OE: presença de abaulamento corneano importante, córnea com edema estromal e epitelial, área de afinamento com descementocele importante em região central. Fundoscopia: OD - Sem alterações OE - Impraticável. Hipótese diagnóstica: ceratocone avançado em OE com hidropsia aguda. Conduta: Prescrito inicialmente, para uso tópico Dexametasona e Moxifloxacino a cada 4 horas, brinzolamida/tartarato de brimonidina, além de tampão noturno. Foi reavaliado com dois dias e evoluiu com Seidel positivo. Na ocasião a droga hipotensora foi suspensa e prescrito Atropina 1% com negativação do Seidel constatado em consulta posterior. Após cinco meses do início do quadro, ocorreu resolução da hidropsia, e foi possível observar leucoma central com fibrose acentuada como consequência do quadro, acuidade final com correção de conta dedos a 2 metros. O paciente aguarda transplante de córnea.

Conclusão

Apesar da maioria dos casos de Hidropsia evoluírem com curso autolimitado, o cuidado com desfechos desfavoráveis deve acontecer devido significativa morbidade em população jovem.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil