Sessão de Relato de Caso


Código

RC035

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal de Alagoas (UFA)

Autores

  • DAFILA GABRIELA VARJAO CORREIA DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARCELLA DE MEDEIROS MOTTA (Interesse Comercial: NÃO)
  • LUCILA DE ALBUQUERQUE LINS BARBOSA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ÚLCERA DE CÓRNEA DE REPETIÇÃO ASSOCIADA À SÍNDROME DE LESCH-NYHAN

Objetivo

Descrever o caso de um paciente com quadro de úlcera de córnea de repetição oriunda da automutilação característica da síndrome de Lesch Nyhan, dando ênfase na importância da investigação adequada e intervenção precoce.

Relato do Caso

A.G.B.S., 3 anos, masculino, branco, encaminhado do setor de psiquiatria para avaliação de “mancha branca” em olho esquerdo. Mãe relatava histórico de auto-agressividade, com atrito constante de mãos com olhos e fotofobia intensa. A mãe relata ainda, que no primeiro ano de vida, o menor apresentou desenvolvimento neuropsicomotor sem alterações. Após o primeiro ano de vida, iniciou quadro de comprometimento neurológico, levando a dificuldade motora, diminuição da rigidez muscular, o que piorou ao longo dos anos, juntamente com comprometimento progressivo mental, disartria, distúrbios de comportamento e auto-agressividade. Nega intercorrências durante gestação e parto. Ao exame oftalmológico: OD: nubécula corneana central; OE: córnea difusamente corada por fluoresceína, com afinamento difuso e sem secreção. Prescrito Moxifloxacino, lubrificante ocular sem conservantes e gel oftálmico. Foi avaliado semanalmente até a resolução do quadro, que apresentava momentos de melhora e períodos de piora com a descompensação do quadro psiquiátrico. Orientado também curativo oclusivo noturno e vigilância constante dos familiares, a fim de controlar o atrito corneano provocado pela automutilação e evitar progressão do quadro, bem como perfuração ocular. O paciente realizou seguimento concomitante com a psiquiatria para controle da automutilação.

Conclusão

No momento, não há nenhum tratamento específico para esta síndrome, às opções são principalmente baseadas no controle e prevenção das complicações. Por esta razão, o paciente precisa receber muita atenção e cuidado parental, para evitar complicações e, especialmente, garantir a melhoria da qualidade de vida da criança.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil