Código
RC033
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital São Geraldo
- Secundaria: Instituto de Olhos Ciências Médicas
Autores
- GUILHERME MALTA PIO (Interesse Comercial: NÃO)
- Frederico Malta Pio (Interesse Comercial: NÃO)
- Frederico Bicalho Dias Silva (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SURPREENDENTE EFICACIA DO TRATAMENTO CIRURGICO DA HIDROPSIA CORNEANA AGUDA APOS FALHA DO CONSERVADOR – SERIE DE CASOS
Objetivo
Apresentar o tratamento cirúrgico da hidropsia corneana aguda (HCA) como método eficaz, de resultados precoces e satisfatórios; apresentar ainda a sutura corneana compressiva como forma de tratamento.
Relato do Caso
Dois pacientes portadores de HCA com grande descolamento da membrana de Descemet (MD) sem resposta ao tratamento clínico inicial (hiperosmótico e corticoide tópicos). Realizado tratamento cirúrgico com incisões corneanas e injeção intracameral de ar. Foram acompanhados com tomografia de coerência óptica (OCT) e exame clínico. Avaliou-se o tempo para a resolução do edema corneano, reposicionamento da MD e melhora da acuidade visual (AV) (Snellen). Paciente A, 38 anos, histórico de coçar os olhos intensamente por distúrbio psiquiátrico; admitido por redução aguda da AV: conta dedos (CD) a 50cm no olho esquerdo. Após o tratamento clínico para HCA, sua AV evoluiu para movimento de mãos junto ao corpo no 16º dia e no 33º já não andava sem ajuda. A OCT apresentava uma espessura corneana de 1,69mm, sem melhora clínica. Optou-se pelo tratamento cirúrgico e, após três dias apresentava espessura de 0,68mm à OCT, opacidade discreta, MD aderida e AV corrigida final de 20/400. Paciente B, 20 anos, portador de ceratocone, com redução aguda da AV no olho direito: CD a 50 cm. Sem melhora com o tratamento clínico, foram feitas as incisões corneanas com injeção de bolha de ar na câmara anterior nos quarto e sétimo dia. No nono dia, a OCT revelou espessura corneana de 1,67mm e no 14º dia ainda não havia melhora. Acrescentou-se 4 pontos de suturas compressivas na córnea. Após 5 dias, a OCT revelou 0,60mm de espessura, MD aderida e AV corrigida final de 20/150.
Conclusão
O tratamento clínico é usualmente eficaz para a hidropsia corneana aguda. Em caso de insucesso, o tratamento cirúrgico pode ser uma boa alternativa, com resultados satisfatórios. A adição de suturas de compressão corneana acelera ainda mais a recuperação e previne repetidas intervenções.