Sessão de Relato de Caso


Código

RC087

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • ADRIANO CABRAL DE VASCONCELOS (Interesse Comercial: NÃO)
  • ARTHUR LUÍS ALVES FRAZÃO DE CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • MICHEL BITTENCOURT SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NANOFTALMO ASSOCIADO A CRISE DE FECHAMENTO ANGULAR UNILATERAL: DESAFIO CLINICO E CIRURGICO.

Objetivo

Apresentar caso de paciente com nanoftalmo e crise de fechamento angular no olho esquerdo, em que foi optado inicialmente pela realização da iridotomia pré-operatória. E posterior realização da esclerotomia de espessura total até espaço supracoroidal, associado a facoemulsificação com implante de lente intra-ocular e goniosinequialise.

Relato do Caso

J.A.C.M, 38 anos, sexo masculino, admitido com queixa de dor em olho esquerdo (OE). Apresentava refração de + 13.00 DE com acuidade visual de 20/200 em olho direito (OD) e + 12.00 DE com acuidade visual de 20/200 no OE. À biomicroscopia visualiza-se câmara anterior rasa em ambos os olhos, associado a média midríase e sinéquias em 360 graus em OE. A pressão intra-ocular (PIO) era de 18 mmHg em OD e 54 mmHg em OE. Fundoscopia evidenciava escavação de 0,9 OD e 0,7 OE. A gonioscopia, pela classificação de Shaffer, apresentava grau 0 em todos os quadrantes. A ecografia mostrava um diâmetro ântero-posterior de 14,0 mm em OD e de 14,6 mm em OE, além de espessamento de coroide. A esclera espessa pode levar à estenose parcial das vorticosas, prejudicando o fluxo venoso, sobrecarga de coroide e dificuldade na drenagem do humor aquoso. Optou-se por realizar esclerotomia de espessura total (flap escleral) com drenagem do espaço supracoroidal, facoemulsificação com implante de lente intra-ocular ((Eyecryl 600 N. 30,0)) e goniosinequialise. Após 2 meses de cirurgia, paciente apresentou refração de +13.00 em OD com acuidade de 20/200 e +5.50 em OE com acuidade de 20/100. Evoluindo com PIO de 14 OE sem uso de colírios antiglaucomatosos.

Conclusão

Devido a complicada técnica cirúrgica, diante do reduzido comprimento axial do olho do paciente, foi optado pela realização de iridotomia pré-operatória, associado posteriormente à esclerotomia de espessura total para descompressão de veias vorticosas e prevenção de hemorragia expulsiva com a realização de facoemulsifcação e implante de lente intra-ocular e sinequiálise, servindo não só para o controle pressórico, como medida refrativa à alta hipermetropia.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil