Código
RC160
Área Técnica
Plástica Ocular
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Leiria de Andrade
Autores
- NATALIA MARTINS DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- YURI RIBEIRO CARNEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- REBECA ALECRIM BESSA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SCHWANNOMA DE PALPEBRA EM CRIANÇA DE 12 ANOS: RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar um caso raro do Schwannoma de pálpebra e ainda ressaltar a importância da ressecção cirúrgica com a integridade da cápsula.
Relato do Caso
A Paciente F.I.S de 12 anos de idade, estudante, procedente de Fortaleza-CE referiu que há 8 meses apresentou tumoração em região palpebral com aumento de volume progressivo evoluindo com diplopia. Paciente sem antecedentes de trauma ou história familiar de patologias oculares. Ao exame físico, evidenciou-se tumoração palpebral em olho esquerdo ocasionando evidente distopia. Movimentos oculares preservados, e biomicroscopia óptica evidenciando acuidade visual preservada (A/V) 20/20. Tomografia computadorizada de órbita evidenciou formação expansiva de 3,5 x 2,4 x 2,0 cm no aspecto medial da órbita esquerda, extra-conal, de forma oval, limites bem definidos, com estruturas vasculares em permeio. Desloca lateralmente o músculo reto medial e bulbo ocular. Foi realizada exérese cirúrgica da tumoração com cápsula íntegra e o anatomopatológico evidenciou neoplasia mesenquimal fusocelular de baixo grau. À imuno-histoquímica o tecido foi positivo para a proteína S100, consistente para diagnóstico de Schwannoma.
Conclusão
Conforme o descrito, podemos concluir que o Schwannoma de pálpebra é um tumor raro, com poucos casos relatados no mundo. É benigno e o tratamento cirúrgico com retirada da cápsula íntegra é a melhor abordagem terapêutica, pois a excisão incompleta está relacionada com recorrência e comportamento mais agressivo do tumor. Manifesta-se clinicamente como uma massa sólida, indolor, de crescimento lento que pode ser feito diagnóstico diferencial com calázio e cisto de inclusão. Para o diagnóstico preciso é necessário o exame anatomopatológico e imuno-histoquímica.