Código
RC212
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HUPES - UFBA
Autores
- ISABELA COSTA GUERRA BARRETO DE ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)
- RICARDO LUZ LEITÃO GUERRA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
MACULOPATIA MEDIA PARACENTRAL AGUDA
Objetivo
Descrever um caso de Maculopatia Média Paracentral Aguda (PAMM) atendido em um serviço de oftalmologia de Salvador -Ba em um paciente com diagnóstico de oclusão de veia central da retina não isquêmica.
Relato do Caso
Paciente sexo feminino, 60 anos de idade, referia baixa visual súbita e indolor no olho direito há 48 horas. De antecedentes médicos apresentava história de cirurgia bariátrica com perda ponderal de cerca de 46 kg nos últimos 10 meses. Negava hipertensão arterial e diabetes mellitus. Em exame realizado pelo mesmo examinador há cerca de 5 meses, possuía acuidade visual (AV) corrigida de 20/20 em ambos os olhos e o exame da retina normal. Em exame atual, AV: OD: 20/200 OE: 20/20, PIO de 16mmHg em ambos os olhos (AO). Sem achados biomicroscópicos anteriores. O exame do fundo do olho do OD revelou tortuosidade e dilatação das veias retinianas, áreas irregulares de clareamento retiniano profundo centradas ao redor da mácula, na distribuição das tributárias venosas e uma pequena hemorragia intrarretiniana superficial. Sem achados significativos no OE. A angiofluoresceinografia revelou oclusão da veia central da retina não isquêmica (OVCR) sem edema macular na DO; OE sem alterações. A tomografia de coerência óptica (OCT) do OD revelou banda de hiper-reflexividade na camada nuclear interna, sem alteração quantitativa em relação à espessura macular. Após três semanas da primeira avaliação, a AV do OD mantem-se 20/200 com “pontos escuros” no campo visual referido pelo paciente. O exame do fundo do olho revelou resolução do OVCR.
Conclusão
A PAMM se refere à presença de uma banda parafoveal hiperrefletiva no nível da camada nuclear interna no OCT. Localiza-se na topografia dos plexos capilares profundo e intermediário, de modo que o subseqüente afinamento dessa camada sugere a isquemia destes plexos capilares como sua etiologia primária. A PAMM está relacionada com várias doenças da retina, como a retinopatia diabética, oclusão da veia central da retina, retinopatia falciforme, oclusão da artéria central da retina e retinopatia purtcher.