Sessão de Relato de Caso


Código

RC212

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HUPES - UFBA

Autores

  • ISABELA COSTA GUERRA BARRETO DE ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RICARDO LUZ LEITÃO GUERRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MACULOPATIA MEDIA PARACENTRAL AGUDA

Objetivo

Descrever um caso de Maculopatia Média Paracentral Aguda (PAMM) atendido em um serviço de oftalmologia de Salvador -Ba em um paciente com diagnóstico de oclusão de veia central da retina não isquêmica.

Relato do Caso

Paciente sexo feminino, 60 anos de idade, referia baixa visual súbita e indolor no olho direito há 48 horas. De antecedentes médicos apresentava história de cirurgia bariátrica com perda ponderal de cerca de 46 kg nos últimos 10 meses. Negava hipertensão arterial e diabetes mellitus. Em exame realizado pelo mesmo examinador há cerca de 5 meses, possuía acuidade visual (AV) corrigida de 20/20 em ambos os olhos e o exame da retina normal. Em exame atual, AV: OD: 20/200 OE: 20/20, PIO de 16mmHg em ambos os olhos (AO). Sem achados biomicroscópicos anteriores. O exame do fundo do olho do OD revelou tortuosidade e dilatação das veias retinianas, áreas irregulares de clareamento retiniano profundo centradas ao redor da mácula, na distribuição das tributárias venosas e uma pequena hemorragia intrarretiniana superficial. Sem achados significativos no OE. A angiofluoresceinografia revelou oclusão da veia central da retina não isquêmica (OVCR) sem edema macular na DO; OE sem alterações. A tomografia de coerência óptica (OCT) do OD revelou banda de hiper-reflexividade na camada nuclear interna, sem alteração quantitativa em relação à espessura macular. Após três semanas da primeira avaliação, a AV do OD mantem-se 20/200 com “pontos escuros” no campo visual referido pelo paciente. O exame do fundo do olho revelou resolução do OVCR.

Conclusão

A PAMM se refere à presença de uma banda parafoveal hiperrefletiva no nível da camada nuclear interna no OCT. Localiza-se na topografia dos plexos capilares profundo e intermediário, de modo que o subseqüente afinamento dessa camada sugere a isquemia destes plexos capilares como sua etiologia primária. A PAMM está relacionada com várias doenças da retina, como a retinopatia diabética, oclusão da veia central da retina, retinopatia falciforme, oclusão da artéria central da retina e retinopatia purtcher.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil