Código
P076
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos Santa Luzia
Autores
- AFRA DE ABREU E LIMA MONTENEGRO (Interesse Comercial: NÃO)
- MAIARA MORAIS FERREIRA ALENCAR (Interesse Comercial: NÃO)
- ALEXANDRE DANTAS SOARES QUINTAS SEGUNDO (Interesse Comercial: NÃO)
- LARISSA ROCHA DE ANDRADE SABINO (Interesse Comercial: NÃO)
- PRISCILLA VERISSÍMO VASCONCELLOS VILLARIM (Interesse Comercial: NÃO)
- JANILSON DANTAS DE SOUSA CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
- MARÍLIA MARUZA MELO DE BARROS OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- PABLO MACÊDO SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
- PATRÍCIA SOUZA NASCIMENTO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PREVALÊNCIA DE MIOPIA EM UM SERVIÇO OFTALMOLÓGICO DE REFERÊNCIA EM RECIFE – PERNAMBUCO
Objetivo
Avaliar a prevalência de miopia em pacientes de 0 a 13 anos incompletos no ano de 2017 em serviço oftalmológico de Recife.
Método
Foram comparados com a literatura médica disponível os dados obtidos através da análise dos prontuários das consultas realizadas em 2017 no departamento de oftalmopediatria da Fundação Santa Luzia, Recife-PE.
Resultado
Foram analisados 890 olhos dentre os quais 112 apresentavam miopia axial, correspondendo a 12,58% da amostra. Dentre estes, a maioria (39,2%), apresentou baixa miopia (até -2,00), enquanto que 37,5% mostrou miopia moderada(de -2,00 a -5,00), e 23,2% alta miopia (a partir de -5,00). Quanto a idade, 55,35% eram escolares (maiores de 7 anos), 42,85% pré-escolares (2-7 anos), e 1,78% eram lactentes(até 2 anos).
Conclusão
Observou-se uma alta taxa de miopia, em concordância aos estudos que mostram um aumento da prevalência de miopia em todo mundo e em idade cada vez mais precoce(1,2).A progressão da miopia pode desencadear alterações degenerativas em estruturas oculares, como retina, mácula e coróide, e constituem causa de perda de visão e aumento nos valores de refração(3). No entanto, já sabe-se que tempo elevado utilizando visão para perto, principalmente eletrônicos portáteis, e diminuição das atividades ao ar livre sob o sol são tidos hoje como fatores modificáveis no desenvolvimento e progressão da miopia(4) , necessitando orientar os pais quanto a isso durante a avaliação oftalmológica.