Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P091

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • FERNANDA GALVAO PINHEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Larissa Halley Soares e Sá (Interesse Comercial: NÃO)
  • Cristiana Lumack do Monte Agra (Interesse Comercial: NÃO)
  • Vasco Torres Bravo Filho (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ANGIOGRAFIA POR TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA: ALTERAÇOES VASCULARES E DENSIDADE VASCULAR EM OLHOS DIABETICOS

Objetivo

Análise da densidade vascular e alterações vasculares da mácula em diabéticos tipo 2 (DM2) sem sinais de retinopatia diabética (RD) à fundoscopia, avaliando a habilidade da angiografia por tomografia de coerência óptica (OCTA) em detectar alterações precoces da patologia, e correlacionando esses achados com dados clínicos.

Método

Selecionada amostra de 15 pacientes tendo como critérios de inclusão: diagnóstico de DM2 sem sinais de RD à fundoscopia; concordar em participar do estudo por meio de assinatura do TCLE. Foram critérios de exclusão: histórico de cirurgia vitreorretiniana ou fotocoagulação; glaucoma; erro refrativo > -6 dioptrias; opacidade de meios; outras desordens coriorretinianas. Coletados os dados: gênero, idade, tempo de doença, glicemia de jejum (GJ), hemoglobina glicada, ureia, creatinina, perfil lipídico. Submetidos a refração em tabela ETDRS, biomicroscopia com lâmpada de fenda do segmento anterior e de fundo, oftalmoscopia binocular indireta, retinografia e angiografia fluoresceínica. Imagens do OCTA foram obtidas utilizando o sistema AngioVue OCTA (RTVue XR Avanti; Optovue, Fremont, California, USA). As variáveis qualitativas serão expressas por sua frequência e as variáveis contínuas através de suas médias. A medida da variância será expressa pelo desvio padrão das médias obtidas. Utilizados os testes estatísticos para comparação: t de student e exato de Fisher.

Resultado

Assumindo um nível de significância igual a 5%, houve correlação entre as variáveis analisadas em que o p-valor foi inferior a 0,05. Existiu correlação significativa entre a espessura foveal e a GJ (p-valor 0,032). A GJ também se correlacionou de forma inversa com a densidade vascular foveal superficial (0,031) e profunda (0,039). Não houve diferença significativa entre os gêneros masculino e feminino.

Conclusão

A RD detectada nos estágios iniciais permite uma intervenção precoce, reduzindo a morbidade. Viu-se que o OCTA pode contribuir no diagnóstico da RD nos estágios iniciais de forma não invasiva, auxiliando no exame clínico sem alterações.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil