Código
P091
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)
Autores
- FERNANDA GALVAO PINHEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- Larissa Halley Soares e Sá (Interesse Comercial: NÃO)
- Cristiana Lumack do Monte Agra (Interesse Comercial: NÃO)
- Vasco Torres Bravo Filho (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANGIOGRAFIA POR TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA: ALTERAÇOES VASCULARES E DENSIDADE VASCULAR EM OLHOS DIABETICOS
Objetivo
Análise da densidade vascular e alterações vasculares da mácula em diabéticos tipo 2 (DM2) sem sinais de retinopatia diabética (RD) à fundoscopia, avaliando a habilidade da angiografia por tomografia de coerência óptica (OCTA) em detectar alterações precoces da patologia, e correlacionando esses achados com dados clínicos.
Método
Selecionada amostra de 15 pacientes tendo como critérios de inclusão: diagnóstico de DM2 sem sinais de RD à fundoscopia; concordar em participar do estudo por meio de assinatura do TCLE. Foram critérios de exclusão: histórico de cirurgia vitreorretiniana ou fotocoagulação; glaucoma; erro refrativo > -6 dioptrias; opacidade de meios; outras desordens coriorretinianas. Coletados os dados: gênero, idade, tempo de doença, glicemia de jejum (GJ), hemoglobina glicada, ureia, creatinina, perfil lipídico. Submetidos a refração em tabela ETDRS, biomicroscopia com lâmpada de fenda do segmento anterior e de fundo, oftalmoscopia binocular indireta, retinografia e angiografia fluoresceínica. Imagens do OCTA foram obtidas utilizando o sistema AngioVue OCTA (RTVue XR Avanti; Optovue, Fremont, California, USA). As variáveis qualitativas serão expressas por sua frequência e as variáveis contínuas através de suas médias. A medida da variância será expressa pelo desvio padrão das médias obtidas. Utilizados os testes estatísticos para comparação: t de student e exato de Fisher.
Resultado
Assumindo um nível de significância igual a 5%, houve correlação entre as variáveis analisadas em que o p-valor foi inferior a 0,05. Existiu correlação significativa entre a espessura foveal e a GJ (p-valor 0,032). A GJ também se correlacionou de forma inversa com a densidade vascular foveal superficial (0,031) e profunda (0,039). Não houve diferença significativa entre os gêneros masculino e feminino.
Conclusão
A RD detectada nos estágios iniciais permite uma intervenção precoce, reduzindo a morbidade. Viu-se que o OCTA pode contribuir no diagnóstico da RD nos estágios iniciais de forma não invasiva, auxiliando no exame clínico sem alterações.