Código
RC007
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HCOE
Autores
- ARIANA RAISSA COURA URTIGA PORDEUS (Interesse Comercial: NÃO)
- RONALD ROCHA DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- MOACYR BORGES DE FREITAS (Interesse Comercial: NÃO)
Título
GLAUCOMA AGUDO SECUNDARIO A LUXAÇAO ESPONTANEA DO CRISTALINO PARA CAMARA ANTERIOR.
Objetivo
Relatar um caso incomum de luxação espontânea do cristalino para câmara anterior em uma paciente portadora de catarata traumática em olho direito, que evoluiu com glaucoma agudo, tratado com Facectomia sem implante de Lente Intraocular.
Relato do Caso
Paciente A.P.R.A, sexo feminino, 42 anos, natural de Feira de Santana-BA, deu entrada no serviço oftalmológico com relato de mancha branca em olho direito, associado a irritação, há um dia. Nos antecedentes pessoais, relato de anemia falciforme e neurocisticercose tratada há 20 anos. Como antecedentes oftalmológicos, toxoplasmose ocular à direita tratada há 20 anos e catarata traumática em olho direito, há 18 anos. Ao exame oftalmológico, acuidade visual com correção: sem percepção luminosa no olho direito e 20/20 no olho esquerdo. À biomicroscopia apresenta luxação de cristalino para câmara anterior em olho direito. Fundoscopia impossível por opacidade de cristalino em olho direito; disco óptico corado, escavação fisiológica e retina colada em olho esquerdo. Após três dias retorna com queixa de dor e olho vermelho iniciados há 2 dias com piora no dia do retorno. Observado à biomicroscopia de olho direito: injeção ciliar 360º; luxação de cristalino para câmara anterior; olho atalâmico, bloqueio pupilar com obstrução da câmara posterior e leve opacidade de córnea. Difícil avaliação da PIO devido a dor, porém presença de Toque Bidigital aumentado em olho direito. Instituído tratamento clínico e Facectomia sem implante de Lente intraocular em caráter de urgência. No 1º DPO paciente apresenta melhora significativa da dor e PIO de 14-20 mmHg. Em 45º dia de pós-operatório, paciente sem queixas, acuidade visual em olho direito sem percepção luminosa, presença na biomicroscopia de iridodonese e afacia em olho direito. À fundoscopia apresenta Descolamento de Retina Total com Proliferação Vítreo-Retiniana.
Conclusão
Sabe-se que luxação de cristalino para câmara anterior espontânea tem baixa incidencia, já que 50% apresentam trauma ou síndromes sistêmicas associadas.