Código
TL01
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Universitário Onofre Lopes - (HUOL)
- Secundaria: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)
Autores
- CARLA CAROLINE MEDEIROS DOS SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
- DAVID CAVALCANTE BARBOSA (Interesse Comercial: NÃO)
- MARCO ANTÔNIO REY DE FARIA (Interesse Comercial: NÃO)
- ALEXANDRE HENRIQUE BEZERRA GOMES (Interesse Comercial: NÃO)
- FRANCISCO IROCHIMA PINHEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PINÇA FRAGMENTADORA DE CRISTALINO PARA FACECTOMIAS COM MICROINCISAO
Objetivo
Desenvolver uma pinça fragmentadora de cristalino para auxiliar nas cirurgias de facectomias com microincisão, com o objetivo de reduzir a utilização do ultrassom e suas consequências.
Método
A partir da concepção da nova pinça, seu design foi criado utilizando o programa de desenho vetorial CorelDRAW X8® (Corel Corporation, Ottawa, Canadá). Após os melhoramentos no design referentes ao desenho ergonômico e o tipo de mecanismo de apreensão por meio de uma microincisão, a pinça foi confeccionada em titânio, com um mecanismo cruzado de apreensão e em parceria com a empresa especializada na manufatura de instrumentos cirúrgicos (Arte Instrumental). A propriedade intelectual da criação foi assegurada por meio do Registro do Depósito do Pedido de Patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Resultado
Após ampla busca quanto ao estado da arte e anterioridade em bancos de patentes, 212 patentes foram estudadas para evitar indeferimento durante a avaliação do INPI. A pinça foi confeccionada em titânio pela empresa Arte Instrumental e aprovada nos testes de funcionalidade, ergonomia e resistência.
Conclusão
Foi desenvolvida, assegurada a propriedade intelectual e disponibilizada uma nova pinça fragmentadora de cristalino para ser utilizada em facectomias com microincisão, com o objetivo de reduzir a utilização do ultrassom e suas consequências.