Sessão de Relato de Caso


Código

RC053

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre

Autores

  • DIEGO DOS SANTOS SA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Islam Maruf Mahmud (Interesse Comercial: NÃO)
  • Daphne Castro Santana (Interesse Comercial: NÃO)

Título

UVEITE ANTERIOR POR SARCOIDOSE OCULAR

Objetivo

A sarcoidose é uma doença inflamatória sistêmica caracterizada pela formação de granulomas não caseosos nos órgãos e tecidos envolvidos. A forma ocular pode constituir a manifestação inicial da doença ou até mesmo a única. A uveíte anterior granulomatosa bilateral é a manifestação ocular mais frequente. O diagnóstico definitivo é dado pela biópsia com uveíte compatível. No entanto, pela dificuldade de se realizar biópsia ocular, instituiu-se o International Workshop on Ocular Sarcoidosis (IWOS), que são sete sinais clínicos e cincos resultados laboratoriais e de imagem que servem para corroborar com o diagnóstico de sarcoidose ocular. O tratamento é realizado com imunossupressor tópico ou sistêmico para casos mais graves

Relato do Caso

Paciente feminina, 64 anos, tabagista, com múltiplas idas à emergência oftalmológica por queixas de olhos vermelhos, prurido e dor. Ao exame, se apresentou com visão de 20/40 e 20/25 com correção, PIO 57 e 30, na biomicroscopia com reação de câmara anterior (RCA) 1-2+ no OD e RCA 1+ no OE e na fundoscopia com vítreo levemente turvo, escavação fisiológica, papila corada, mácula bem e sem lesões de periferia. Iniciou-se com Combigan, Diamox 6/6 horas, Predfort 2/2 horas e Mydriacyl de 8/8 horas e foram solicitados exames para investigação de uveíte, que apresentou sorologias negativas, FAN reagente com padrão nucleolar 1/320, VSG 45 mm, plaquetas 201.000 e demais sem alterações. No retorno paciente apresentava melhora dos sintomas, logo, iniciou-se a redução gradual do corticoide. Paciente foi encaminhada para reumatologista, que solicitou biópsia por mediastinoscopia, a qual mostrou linfonodo positivo para sarcoidose. Atualmente, encontra-se estável da uveíte anterior bilateral.

Conclusão

O envolvimento ocular é uma manifestação comum e precoce da sarcoidose, contudo, com as diversas de formas de apresentação sem sinais patognomônicos, juntamente com a falta de sintomatologia dos outros órgãos, torna desafiante o diagnóstico e a orientação terapêutica destes doentes, exigindo o trabalho interdisciplinar entre médicos.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil