Código
RC053
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre
Autores
- DIEGO DOS SANTOS SA (Interesse Comercial: NÃO)
- Islam Maruf Mahmud (Interesse Comercial: NÃO)
- Daphne Castro Santana (Interesse Comercial: NÃO)
Título
UVEITE ANTERIOR POR SARCOIDOSE OCULAR
Objetivo
A sarcoidose é uma doença inflamatória sistêmica caracterizada pela formação de granulomas não caseosos nos órgãos e tecidos envolvidos. A forma ocular pode constituir a manifestação inicial da doença ou até mesmo a única. A uveíte anterior granulomatosa bilateral é a manifestação ocular mais frequente. O diagnóstico definitivo é dado pela biópsia com uveíte compatível. No entanto, pela dificuldade de se realizar biópsia ocular, instituiu-se o International Workshop on Ocular Sarcoidosis (IWOS), que são sete sinais clínicos e cincos resultados laboratoriais e de imagem que servem para corroborar com o diagnóstico de sarcoidose ocular. O tratamento é realizado com imunossupressor tópico ou sistêmico para casos mais graves
Relato do Caso
Paciente feminina, 64 anos, tabagista, com múltiplas idas à emergência oftalmológica por queixas de olhos vermelhos, prurido e dor. Ao exame, se apresentou com visão de 20/40 e 20/25 com correção, PIO 57 e 30, na biomicroscopia com reação de câmara anterior (RCA) 1-2+ no OD e RCA 1+ no OE e na fundoscopia com vítreo levemente turvo, escavação fisiológica, papila corada, mácula bem e sem lesões de periferia. Iniciou-se com Combigan, Diamox 6/6 horas, Predfort 2/2 horas e Mydriacyl de 8/8 horas e foram solicitados exames para investigação de uveíte, que apresentou sorologias negativas, FAN reagente com padrão nucleolar 1/320, VSG 45 mm, plaquetas 201.000 e demais sem alterações. No retorno paciente apresentava melhora dos sintomas, logo, iniciou-se a redução gradual do corticoide. Paciente foi encaminhada para reumatologista, que solicitou biópsia por mediastinoscopia, a qual mostrou linfonodo positivo para sarcoidose. Atualmente, encontra-se estável da uveíte anterior bilateral.
Conclusão
O envolvimento ocular é uma manifestação comum e precoce da sarcoidose, contudo, com as diversas de formas de apresentação sem sinais patognomônicos, juntamente com a falta de sintomatologia dos outros órgãos, torna desafiante o diagnóstico e a orientação terapêutica destes doentes, exigindo o trabalho interdisciplinar entre médicos.