Sessão de Relato de Caso


Código

RC066

Área Técnica

Genética

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HCoe

Autores

  • CLARISSA OLIVEIRA MUNIZ LACERDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Camila Coli Mendes Lima (Interesse Comercial: NÃO)
  • Clara Lima Afonso (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RELATO DE CASO DE UMA FAMILIA COM SINDROME DE MARFAN

Objetivo

Relatar uma família cujo pai e três filhos foram diagnosticados com Síndrome de Marfan e as alterações oculares e sistêmicas encontradas.

Relato do Caso

A Síndrome de Marfan é uma doença autossômica dominante com alto grau de variabilidade clínica e manifestações cardiovasculares, musculoesqueléticas e oculares. Mutações no gene responsável pela codificação da proteína fibrilina-1, localizado no cromossomo 15, são a causa dessa síndrome. Essas proteínas são responsáveis pela formação de fibras elásticas e tem função de suporte em alguns tecidos. O diagnóstico é baseado em alterações clínicas típicas e história familiar positiva em parente próximo. Na ausência de história familiar, é necessária a ocorrência de sinal clínico maior em no mínimo dois sistemas e o envolvimento de um terceiro, baseados nos critérios de Ghent. Sua prevalência é de 1/10.000 habitantes na população geral, sem preferência étnica, sexual ou racial, sendo a mais comum das doenças hereditárias do tecido conjuntivo. Relato de caso de um homem negro, 35 anos, BAV em ambos olhos de longa data, pseudofácico, AV 20/30 AO e LIO descentrada. Irmão com história clínica semelhante. Procurou atendimento para seus 3 filhos de 15, 14 e 12 anos, com queixa de BAV AO. Ao exame apresentaram AV 20/80, 20/25 e 20/100 AO respectivamente; alta estatura com desproporção entre membros superiores e inferiores, aracnodactilia, escoliose, pés planos, hipermobilidade articular, alta miopia e ectopia do cristalino. Fundoscopia sem alteração. O filho mais novo apresentava prolapso de valva mitral.

Conclusão

A Síndrome de Marfan pode cursar não apenas com alterações sistêmicas, mas também apresentar achados oculares, e este trabalho evidencia a importância do fator genético na doença. A identificação das suas principais manifestações através dos critérios de Ghent e de exames complementares, chama a atenção para o diagnóstico precoce e o acompanhamento multidisciplinar como elementos fundamentais para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida desses pacientes.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil