Sessão de Relato de Caso


Código

RC069

Área Técnica

Genética

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Federal da Lagoa

Autores

  • LUCAS BALDISSERA TOCHETTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAPHAEL BARCELOS (Interesse Comercial: NÃO)
  • BRUNO BALDISSERA TOCHETTO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SINDROME ECTRODACTILIA, DISPLASIA ECTODERMICA E FENDA LABIO-PALATINA: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso de síndrome de ectrodactilia, displasia ectodérmica e fenda lábio-palatina (EEC) e suas repercussões oftalmológicas.

Relato do Caso

Paciente feminino, branca, 4 meses de idade, procedente do Rio de Janeiro/RJ, procura atendimento por lacrimejamento excessivo e irritação ocular. Ao exame, presença de ectrodactilia em membros superiores, rarefação de sobrancelhas, cabelos finos, esparsos e claros. A biomicroscopia, blefarite intensa, rarefação dos cílios, aumento do filme lacrimal e expressão positiva de canal lacrimal. Realizada higiene ocular e massagem do canal lacrimal. Instituído tratamento tópico com trobramicina 0.3% colírio e lubrificante ocular. Segue em acompanhamento multidisciplinar.

Conclusão

A Síndrome EEC é uma gonodermatose rara, com um pouco mais de duas centenas de casos relatados, de herança autossômica dominante e expressividade variável com diversas manifestações clínicas desde o nascimento. Os achados mais comuns são alterações de sindactilia/ ectrodactilia e as alterações ectodérmicas. A ausência de fenda labial ou palatina no presente caso é explicada pela variabilidade de expressão da síndrome. Manifestações oculares incluem fotofobia, blefarite crônica, ceratoconjuntivite seca, vascularização corneana, alterações de vias lacrimais e suas consequências secundárias. Na maioria da vezes, o seu reconhecimento é clínico devido sua exuberância de achados e, em geral, não há necessidade de confirmação com estudo genético. O diagnóstico e a abordagem da síndrome devem ser multidisciplinar devido às inúmeras alterações encontradas. Com o diagnóstico precoce, há a possibilidade de tratamento preventivo evitando danos oculares maiores. Geralmente, o paciente acometido apresenta bom prognóstico com uma expetativa de vida bem próxima do normal.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil