Código
RC141
Área Técnica
Oncologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto Penido Burnier
Autores
- VINICIUS CLEMENTINO FALCAO (Interesse Comercial: NÃO)
- Tiago Almeida Carvalho (Interesse Comercial: NÃO)
- Márcio Augusto Nogueira Costa (Interesse Comercial: NÃO)
Título
Terapia fotodinâmica como padrão ouro em tratamento do Hemangioma de Coroide
Objetivo
Mostrar caso de paciente com hemangioma de coroide que após terapia fotodinâmica obteve melhora significativa da visão, com preservação da função retiniana.
Relato do Caso
WMS, 40 anos, piloto de avião, chegou ao serviço com queixa de baixa acuidade visual há 7 dias em OE. Negava antecedentes oftalmológicos. A acuidade visual era 20/20 em OD e 20/40 em OE .Na biomicroscopia anterior não apresentou alterações. Na fundoscopia de OD, também, não apresentou alterações . Em OE observou-se disco óptico de dimensões normais com lesão sobrelevada, alaranjada, em arcada temporal superior com edema macular. Foram realizados exames complementares, sendo que na ultrassonografia apresentou lesão sobrelevada de parede, aspecto cupuliforme, no meridiano das 3h, alta refletividade ,homogênea (dap:10,7mm, altura:4.3mm) . Na angiografia foi evidenciada lesão hiperfluorescente superior ao disco . No OCT, foi evidenciado elevação da coróide com descolamento seroso da mácula. Após 7 dias da primeira consulta, paciente apresentou piora da AV em OE para 20/70 (com correção ) e, piora do descolamento seroso em área macular . Com os resultados dos exames foi possível realizar o diagnóstico de Hemangioma de Coróide e optou-se pelo tratamento com laser de argônio e aplicação intraocular de anti-VEGF, sem melhora do quadro. Foi então realizado tratamento com terapia fotodinâmica (PDT) .Após 30 dias do tratamento , paciente retornou com AV de 20/20 em OE. Na fundoscopia houve uma diminuição da lesão (ALT: 3,0mm ao US) e do descolamento seroso. Ao OCT, não foi evidenciado líquido subretininano em área macular com integridade das camadas da retina.
Conclusão
A terapia fotodinâmica é o tratamento padrão ouro nos hemangiomas de coróide. Consiste em um laser seletivo que é capaz de ocluir seletivamente a lesão da coroide, sem lesionar a retina e sua vascularização, fazendo com que não ocorra interferência na função retiniana. Pode apresentar vantagens, principalmente nos hemangiomas grandes. No caso apresentado mostrou melhora da acuidade visual , sem lesão nas camadas da retina.