Código
TL14
Área Técnica
Plástica Ocular
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Autores
- RAQUEL GALVAO BEZERRA (Interesse Comercial: NÃO)
- SILVANA ARTIOLI SCHELLINI (Interesse Comercial: NÃO)
- ROBERTA LÍLIAN FERNANDES DE SOUSA MENGHIM (Interesse Comercial: NÃO)
Título
TERMOABLAÇAO COM LASER DE DIODO NO TRATAMENTO DA TRIQUIASE
Objetivo
Validar valores-padrão para a aplicação do laser de diodo no tratamento da triquíase, assim como avaliar a taxa de sucesso com o tratamento realizado.
Método
Avaliou-se prospectivamente pacientes com diagnóstico de triquíase com até 10 cílios alterados por pálpebra submetidos à termoablação com laser de diodo, sob anestesia tópica. Foram seguidos por período de 6 a 15 meses, com reavaliações periódicas, podendo receber de 1 a 4 aplicações a depender da presença de recidiva, recorrência ou cura. Dados demográficos, características da triquíase e parâmetros da aplicação do laser foram analisados, bem como a taxa de sucesso no tratamento, avaliado pela ausência de recorrência ou recidiva e pelo número de sessões para cura.
Resultado
98 pacientes, 130 olhos, 135 pálpebras e 337 cílios triquiáticos foram estudados. A idade média foi de 72,1 ± 12,3 anos, a maioria do sexo feminino (54,1%), da raça branca (98%) e as atividades laborais não estavam diretamente relacionadas à exposição solar (88,8%). A bilateralidade ocorreu em 32,7% dos casos, sendo o olho direito (54,6%) e a pálpebra inferior (85,9%) os mais acometidos. A triquíase menor foi a mais encontrada em todas as pálpebras. A causa mais comum da triquíase foi a blefarite (64,3%), seguida de causas idiopáticas (15,3%). O tracoma teve pouca expressividade na amostra (4,1%). A maioria nunca havia realizado tratamentos prévios (57,1%). Houve perda de seguimento em 11,2% dos pacientes. Dos que permaneceram até o final do estudo, 69% obtiveram cura com 1 sessão, 13,8% com 2 e 1,1% com 3 ou 4 sessões. A taxa de cura ao término do estudo foi de 85%. Houve redução de 2,5 para 0,7 cílios triquiáticos por pálpebra com apenas 1 sessão; número médio de tiros por cílio foi de 60,7 e a quantidade de tiros foi diretamente proporcional à quantidade de cílios tratados. Pacientes submetidos a tratamentos prévios e com etiologia idiopática tiveram as maiores taxas de cura, 98,1% e 91,7% respectivamente.
Conclusão
A termoablação com laser de diodo é efetiva, apresentando altas taxas de cura no tratamento da triquíase.