Código
RC056
Área Técnica
Estrabismo
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande
- Secundaria: Pro Oftalmo
Autores
- EVELYN SILVIA BARBOSA MEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- Eduardo de Lacerda Ferreira (Interesse Comercial: NÃO)
- Igor Valadares Siqueira (Interesse Comercial: NÃO)
Título
APRESENTAÇAO ATIPICA DE HERPES-ZOSTER OFTALMICO: OFTALMOPLEGIA, CERATO-UVEITE E GLAUCOMA
Objetivo
Relatar uma apresentação atípica de herpes –zoster oftálmico com cerato-uveíte, glaucoma e oftalmoplegia por paresia do nervo abducente.
Relato do Caso
Paciente sexo masculino, 68 anos, branco, com glaucoma prévio controlado com latanoprosta. Apresentou quadro agudo de edema palpebral e dor em olho direito. Procurou oftalmologista em sua cidade que o diagnosticou com ceratite herpética. Estava em uso de Hylo gel®, epitezan ®, maxilerg® e aciclovir ( 4 g/dia). Ao exame externo apresentava edema de pálpebra superior em olho direito e vesículas em vários estágios de cicatrização em hemiface superior direita. À biomicroscopia havia uma ceratite dendritiforme, reação de câmara anterior 3+/4+, pupila fotorreagente, visualizado até trabeculado pigmetar à gonioscopia. Aumento da pressão intra-ocular (PIO)- OD=44 mmhg e OE= 22 mmHg. Na fundoscopia não havia alterações. Manteve-se prescrição em uso e associou-se diamox® e para analgesia carmazepina e codaten®. Em dois dias evoluiu com diplopia, ao exame o epitélio estava fechado, reação inflamatória ainda intensa e restrição da abdução característica de paralisia do VI par craniano. Foi solicitado tomografia de crânio e órbita e sorologias. Introduzido flutinol e prednisona via oral. Os exame tomográficos estavam normais. Paciente evoluiu com melhora do quadro e cerca de 2 meses após reestabeleceu a motilidade ocular, visão para 20/25 e bom controle da PIO com a latanoprosta em ambos os olhos e sem alterações à biomicroscopia.
Conclusão
O herpes-zoster oftalmológico pode apresentar-se de diversas formas, geralmente com ceratite. Neste caso apresentou-se atipicamente com acometimentos simultâneos de cerato-uveíte, glaucoma e oftalmoplegia, o que dificultou o diagnóstico e tratamento. É ainda mais incomum o acometimento do IV par craniano por herpes. É de suma importância o exame físico e complementar adequado para o diagnóstico e tratamento rápido, principalmente de apresentações incomuns, a fim de excluir outras patologias associadas, obter controle da doença e melhor prognóstico.