Código
RC080
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)
Autores
- KARINA CARVALHO MELO DE ARAÚJO (Interesse Comercial: NÃO)
- FRANCISCO CARLOS DE CASTRO NETO (Interesse Comercial: NÃO)
- KAIO SANTOS SOARES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO DE PACIENTE SUBMETIDA A TECNICA MODIFICADA DA TRABECULOTOMIA TRANSLUMINAL ASSISTIDA POR GONIOSCOPIA(GATT).
Objetivo
Avaliar o desfecho de cirurgia minimamente invasiva (GATT modificada) realizada em paciente com Glaucoma Primário de Ângulo Aberto (GPAA).
Relato do Caso
S.J.S,feminino,71, previamente diagnosticada com glaucoma primário de ângulo aberto e portadora de membrana epirretiniana em ambos os olhos (AO). Em uso de cloridrato de dorzolamida, maleato de timolol 0,5% e travoprosta em AO. Apresentava acuidade visual corrigida inicial de 20/50 em olho direito (OD) e 20/100 em olho esquerdo (OE). Ao exame oftalmológico, apresentou pressão intraocular (PIO) média de 14 em OD e 13 em OE (média de 04 consultas consecutivas). A biomicroscopia sem alterações, sendo pseudofácica, com opacidade de cápsula posterior em AO. A gonioscopia, pela classificação de Shaffer: Grau 04 em todos os quadrantes (ângulo aberto) de AO . A fundoscopia apresentava escavação papilar de 0,9 (vertical) x 0,8 (horizontal) e membrana epirretiniana em AO. Exames complementares: Curva tensional diária: OD:14-12-11 e OE:16-11-13, campo visual de Humphrey Limiar 24-2 caracterizando glaucoma avançado, teste de sobrecarga hídrica 11/11/14 em OD e 10/11/13 em OE e paquimetria central de OD:482 e OE:425 . Foi optado pela realização de procedimento minimamente invasivo (MIGS) inicialmente em OE na tentativa de obter a PIO alvo com uma redução ou ausência de colírios com menor dano tecidual e menores chances de complicações graves. Após consentimento, cirurgia realizada sem intercorrências. No pós-operatório mostrou média da PIO de 11 no OE (média das ultimas 04 consultas até o 30º dia de pós-operatório) sem o uso de colírios e acuidade visual mantida. Diante do resultado, estamos em preparação para realizar mesmo procedimento em olho direito.
Conclusão
Na GATT modificada, técnica escolhida para paciente em questão, utiliza-se um fio de prolene 5.0 para realizar trabeculotomia por 360º ou 180º (Hemi-GATT) através de goniotomia. Alcançamos a PIO alvo sem colírios com uma MIGS em uma paciente com GPAA avançado. Este relato sugere que a técnica pode ser opção para esse perfil de pacientes.