Código
P060
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)
Autores
- ISABEL BRAGA PAIVA (Interesse Comercial: NÃO)
- Tiago de Assis Clemente de Araújo (Interesse Comercial: NÃO)
- Daniel Machado Medeiros (Interesse Comercial: NÃO)
- Michel Bittencourt Santos (Interesse Comercial: NÃO)
- Danielle Cândido Britto (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ADESAO AO USO DE COLIRIOS EM PACIENTES PARTICIPANTES DO PROJETO GLAUCOMA EM PERNAMBUCO, BRASIL
Objetivo
Avaliar a adesão aos colírios em pacientes participantes do Projeto Glaucoma do Ministério de Saúde, no qual os medicamentos antiglaucomatosos são distribuídos gratuitamente.
Método
Estudo transversal, por meio de questionário aplicado a 257 pacientes inscritos no Projeto Glaucoma da Fundação Altino Ventura, Recife, Pernambuco, Brasil, entre outubro de 2017 e março de 2018. As variáveis analisadas foram: número de colírios utilizados, tempo do diagnóstico de glaucoma, doenças sistêmicas associadas, Escala de Adesão de Morisky, além de gênero, escolaridade, distância em que mora do centro de referência e qualidade subjetiva da visão. A análise estatística entre as variáveis foi realizada através do teste Qui-quadrado.
Resultado
O perfil da amostra foi de 65,5% indivíduos do sexo feminino, 72,9% com escolaridade até ensino fundamental, 74,9% moradores de Recife ou região metropolitana e 65,5% apresentando comorbidades clínicas. A adesão aos colírios encontrada no estudo, considerando Escala de Morisky ≥ 6 como aderentes, foi de 60,8%. Quando comparado com as variáveis de esquecimento do uso de colírios, obteve-se relação estatisticamente significativa com a pior adesão ao tratamento: sexo feminino (p=0,001), ser morador da região metropolitana de Recife (p=0,038), com baixa escolaridade (p=0,046), pacientes que descobriram glaucoma há mais de 5 anos (p=0,001) e com comorbidades (p=0,048).
Conclusão
O controle da progressão do glaucoma está diretamente relacionado com a adesão à terapêutica. Apesar de receberem os colírios gratuitamente através do Projeto Glaucoma, minimizando a dificuldade financeira para o uso destes, a adesão estimada através da Escala de Morisky ainda apresentou nível abaixo do ideal. Novos estudos que avaliem os motivos que levem ao esquecimento e a implantação de medidas que auxiliem na aderência se fazem necessários.