Código
RC159
Área Técnica
Plástica Ocular
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)
Autores
- MICHELLE DIAS DE LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
- RUBEM AUGUSTO FONTES DE LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
- CANDICE CAROLINA DE MESQUITA COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
REPOSICIONAMENTO DO PESO DE OURO ABAIXO DO MUSCULO ELEVADOR DA PALPEBRA SUPERIOR: CORREÇAO DA EXTRUSAO DO PESO DE OURO EM PACIENTE COM LAGOFTALMO
Objetivo
Descrever a correção do deslocamento do implante de peso de ouro em paciente com paralisia facial e lagoftalmo, obtendo fechamento dinâmico da fenda palpebral.
Relato do Caso
FBC, masculino, 46 anos, apresentou quadro de paralisia facial e lagoftalmo à direita, após tratamento cirúrgico para exérese de neurinoma do acústico. Submetido a implante de peso de ouro para amenizar o lagoftalmo evoluiu com extrusão parcial do mesmo. Optado por reposicionar o implante de ouro abaixo do músculo elevador da pálpebra superior. Realizado incisão cutânea ao longo do sulco palpebral superior com dissecção através das camadas da lamela anterior. A aponeurose do músculo levantador foi dissecada em seu plano profundo isolando-o, o implante foi colocado sobre a região anterior do tarso completamente exposto na junção entre os terços medial e central da pálpebra superior, onde se encontrava o ponto de maior atividade do músculo levantador da pálpebra. O peso foi avaliado em relação а posição e a seu perfeito contorno. Houve bom resultado cirúrgico estético e funcional no pós-operatório, mantendo-se a preservação do implante original, sem novos deslocamentos, estando o paciente satisfeito com o resultado.
Conclusão
O afinamento da lamela anterior das pálpebras, pele e músculo orbicular, pode aparecer em quadros de paralisia facial de longa duração e facilitar o deslocamento ou a extrusão do peso de ouro. A fim de evitar esse deslocamento o posicionamento do implante abaixo do músculo elevador da pálpebra superior tem a vantagem de fixar melhor o implante e interpõe mais uma camada anterior a fina pele da pálpebra.