Código
RC044
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HC-UFMG
Autores
- HENDERSON HUMBERTO OLIVEIRA COUTINHO (Interesse Comercial: NÃO)
- RAFAEL GUERRA NANNETTI CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
- MARIA FRASSON (Interesse Comercial: NÃO)
Título
LIPEMIA RETINALIS: ACHADOS EM RETINOGRAFIA E TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA
Objetivo
Descrever o caso de paciente diabética, gestante, com achado incidental de Lipemia Retinalis durante avaliação fundoscópica de rastreamento para retinopatia diabética. Discutir conceitos e achados oftalmológicos, além de apresentar imagens de Retinografia e Tomografia de Coerência Óptica (TCO) de polo posterior do caso.
Relato do Caso
Paciente N.J.A.C., 29 anos, gestante (IG: 36 semanas), portadora de Diabetes Mellitus tipo II recém diagnosticado e hipertrigliceridemia, encaminhada pela endocrinologia para avaliação fundoscópica de rastreamento para retinopatia diabética. Sem queixas visuais ou sistêmicas no momento da consulta. Sem história de problemas oftalmológicos prévios. Em acompanhamento no ambulatório de pré-natal de alto risco e no Departamento de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Em uso de complexo ômega 3 e insulinoterapia pelo efeito secundário de redução dos níveis plasmáticos de triglicerídeos, visto que os hipolipemiantes orais como as estatinas e fibratos são contra-indicados durante a gestação. Exames laboratoriais do dia apresentavam amostra sanguínea lipêmica 4+/4+, nível de triglicérides 3318 mg/dL. Apresentava acuidade visual 20/20 sem correção em ambos os olhos(AO), sem alterações à biomicroscopia do segmento anterior de AO, Po de 12 mmHg em AO. Observou-se à avaliação fundoscópica e retinográfica de ambos os olhos, retina aplicada com aspecto “leitoso” dos vasos retinianos difusamente, acometendo vênulas e arteríolas, aumento discreto da tortuosidade venosa e do reflexo dorsal arteriolar, com preservação da relação AV. Sem evidência de lesões sugestivas de retinopatia diabética. Mácula com brilho típico, disco óptico com limites preservados e escavação fisiológica. À TCO foi observado um ingurgitamento vascular difuso com conteúdo intravascular hiperreflectivo e pontos brancos maculares em retina interna de AO.
Conclusão
Lipemia Retinalis em adultos geralmente é um achado, sendo uma causa rara de baixa acuidade visual, bem como uma alteração retiniana reversível com a redução da hipertrigliceridemia.