Código
RC045
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOSPITAL DAS CLÍNICAS DO ACRE
- Secundaria: HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DO ACRE
Autores
- ARIELI FERNANDA PEREIRA DOS SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
- TALISSA FELTRINI (Interesse Comercial: NÃO)
- PERICLES RICARTE ROLIM (Interesse Comercial: NÃO)
Título
MANIFESTAÇOES OCULARES DA GRANULOMATOSE DE WEGENER.
Objetivo
O objetivo deste relato de caso é mostrar como a granulomatose de Wegener (GW), possui diferentes manifestações clínicas, dentre elas as manifestações oftalmológicas e salientar as dificuldades em se firmar o diagnóstico desta afecção em casos insidiosos de pacientes oligossintomáticos.
Relato do Caso
Homem, 60 anos. Queixa de “olho esquerdo saltado há 4 meses", com piora progressiva. Em 2017, iniciou quadro de proptose unilateral e edema de conjuntiva em OE, sendo feita hipótese diagnóstica de pseudotumor orbitário. Foi tratado com prednisona em doses de até 80 mg/dia, com melhora parcial do quadro, mas com recidiva com a suspensão da medicação. No exame oftalmológico : sem alteração em OD, em OE: Proptose unilateral, edema conjuntival grave; Motricidade ocular alterada em OE e reflexos fotomotores sem alterações. Acuidade visual corrigida de 20/20 em OD e 20/30 em OE; Fundoscopia sem alterações em ambos os olhos. Exames complementares: Tomografia de órbita OE com espessamento difuso da musculatura ocular extrínseca. TC de tórax: Lesões com nível hidroaéreo no lobo superior esquerdo e estenose traqueal. Laboratório: Pesquisa de anticorpos anti-citoplasma de neutrófilos (C-ANCA): positivo e Fan negativo. Foi solicitado junto ao departamento de pneumologia a biópsia da lesão encontrada em lobo superior esquerdo, cujo resultado mostrou uma vasculite granulomatosa necrotizante de células gigantes multinucleadas. O paciente teve diagnóstico de GW, e durante este período de acompanhamento não desenvolveu alteração renal. Sendo iniciado pela reumatologia o tratamento com ciclosporina 100 mg/dia e prednisona 80 mg/dia, apresentando melhora sensível do quadro ocular.
Conclusão
O envolvimento orbitário da GW deve ser distinguido de outras vasculites e doenças granulomatosas, além de doenças linfoproliferativas. Este trabalho mostra a dificuldade clínica e histológica no diagnóstico do comprometimento orbitário na GW, e a importância da avaliação oftalmológica.