Sessão de Relato de Caso


Código

RC024

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Eye Clinic Day Hospital

Autores

  • RICARDO MENON NOSE (Interesse Comercial: NÃO)
  • Laura Capitian (Interesse Comercial: NÃO)
  • Walton Nose (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DWEK (DESCEMETORHEXIS WITHOUT ENDOTHELIAL KERATOPLASTY)

Objetivo

Relato de caso e os resultados clínicos e de exames complementares da tecnica de DWEK. Evidenciar melhora da anatomia e contagem celular endotelial, com microscopia confocal e especular. Mostrar os resultados de exames de superfície anterior e posterior e paquimetria da córnea com o método de Scheimpflug.

Relato do Caso

Paciente de 61 anos, sexo feminino, com queixa de baixa de visão pela manhã. Ao exame oftalmológico apresentava acuidade visual (AV) sem correção (SC) em ambos os olhos (AO) de 20/50. Na biomicroscopia apresentava córnea transparente, guttata de 3+/4+, com edema +/4+ e catarata nuclear 2+/4+ (AO). Foi realizado cirurgia de facoemulsificação (FACO) com implante de lente intraocular (LIO) e DMEK em OD. No 9 dia de pós operatório apresentou acuidade visual sem correção de 20/25. Nesse período, relatou piora da visão em OE, com AV SC 20/80. Indicado FACO + LIO e DWEK em OE. No 7 pós operatório apresentava AV SC OE Conta dedos 2 metros. No 45 dia de pós operatório, a paciente apresentou, com refração de +1.5 dioptrias esféricas (DE) com -1.00 Dioptria cilíndrica (DC) a 95, AV de 20/40. No pos operatório de 3 meses, a paciente apresentava refração +1.00 DE -1.00 DC a 90, com AV de 20/25.

Conclusão

A distrofia de Fuchs é uma das principais indicações de transplante de córnea no mundo. O diâmetro ideal da descemetorrexis é entre 4 e 4.5mm, e evitar o trauma estromal. Os pacientes necessitam de boa contagem endotelial periférica, para promover a repovoamento celular central. O resultado dessa técnica é uma cornea clara na maioria dos casos, normalmente até os 3 meses após o procedimento cirúrgico. A descemetorhexis, sem o transplante endotelial pode ser uma alternativa viável para pacientes com distrofia de Fuchs central, principalmente em países que são carentes de banco de olhos.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil