Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P082

Área Técnica

Plástica Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Autores

  • LUISA FIORAVANTI SCHAAL (Interesse Comercial: NÃO)
  • Silvana ARTIOLI SCHELLINI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

BLEFAROPLASTIA SUPERIOR: NECESSIDADE DE OUTROS PROCEDIMENTOS CIRURGICOS ASSOCIADOS PARA MELHORAR A ESTETICA

Objetivo

Devido ao fato de que o processo involucional afeta a face como um todo, raramente as blefaroplastias isoladas fornecem os resultados que o paciente espera. O objetivo deste estudo foi o de apresentar as outras correções realizadas em portadores de dermatocálase que foram submetidos à blefaroplastia.

Método

Estudo transversal e retrospectivo, com análise dos arquivos das cirurgias de blefaroplastia realizadas no serviço de plástica ocular da Faculdade de Medicina de Botucatu, no período de 2012 a 2016. Foram analisadas as variáveis demográficas de portadores de dermatocálase que foram submetidos à blefaroplastia, associada ou não a outros procedimentos para correção de afecções palpebrais como ptose, ptose de supercílios, lesões palpebrais e abordagem da pálpebra inferior. Os dados foram analisados segundo a frequência de ocorrência e correlacionados com idade e sexo do paciente.

Resultado

No período do estudo foram realizadas 1068 blefaroplastias, 925 (86,6%) em pacientes do sexo feminino e 143 (13,4%) em masculino. A blefaroplastia da pálpebra superior de forma isolada foi realizada em 287 (26,9%) indivíduos. As demais cirurgias contemplavam abordagem conjunta de ptose (267-25%), ptose de supercílio (249-23.3%), pálpebra inferior (176-16.5%) e exérese de lesões palpebrais (52-4.9%). Houve necessidade de realização de mais do que um procedimento associado à blefaroplastia em 125 (11.7%) casos, tendo sido mais frequente a associação com cirurgia para correção conjunta da ptose da pálpebra superior e da ptose de supercílio. O sexo feminino foi muito mais frequente em todos os casos, com percentagens variando de 83,2% a 96,15%, nos diferentes tipos de abordagens.

Conclusão

A blefaroplastia superior realizada de forma isolada compõe apenas 26.9% dos pacientes que buscam procedimentos estéticos. A grande maioria necessita de associação com outros procedimentos. O exame clínico pré-cirúrgico detalhado e que identifique as afecções palpebrais associadas, assim como o anseio dos pacientes, se faz necessário para maior sucesso cirúrgico e satisfação do paciente.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil