Código
P095
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Autores
- SAVIO LIMA SODRE (Interesse Comercial: NÃO)
- ITALO ANTUNES FRANÇA BARBOSA (Interesse Comercial: NÃO)
- ISRAEL EMILIANO PACHECO (Interesse Comercial: NÃO)
- FELIPE DE QUEIROZ TAVARES FERREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- MILTON AGRIZZI DAVID (Interesse Comercial: NÃO)
- MAURICIO ABUJAMRA NASCIMENTO (Interesse Comercial: NÃO)
- CARLOS EDUARDO LEITE ARIETA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CUSTOS E BENEFICIOS DO FRACIONAMENTO COMPARTILHADO DE BEVACIZUMABE PARA O TRATAMENTO DE PATOLOGIAS RETINIANAS.
Objetivo
Este estudo visa descrever o processo do fracionamento compartilhado de Bevacizumabe, bem como avaliar seu impacto na redução de custos para o sistema de saúde.
Método
O estudo se caracteriza por ser retrospectivo e consistiu na avaliação do número, das medicações (Bevacizumabe, Ranibizumabe e Aflibercept) e dos custos associados das injeções intra-vítreas obtidas por meio de ordem judicial entre agosto de 2015 e julho de 2016 (primeiro ano do estudo), e a comparação com os número e os custos do bevacizumabe obtido por meio de fracionamento compartilhado, utilizado entre agosto de 2016 e julho de 2017 (segundo ano do estudo). O fracionamento compartilhado consiste no mesmo processo de fracionamento de Bevacizumabe, porém utilizando o volume excedente desta medicação, oriundas da manipulação do bevacizumabe para os pacientes oncológicos, sem comprometer o tratamento dos mesmos.
Resultado
No primeiro ano do estudo, a partir de medicação obtida por meio de ordem judicial, foram realizadas 550 aplicações intra-vítreas de anti-angiogênico no ambulatório de oftalmologia do HC-UNICAMP (192 Bevacizumabe, 347 Ranibizumabe e 11 de Aflibercept), ao custo total com a compra de medicação de 1.036.609,21 reais e custo médio de cada aplicação de 1.884,74 reais , com base no PMVG( Preço Máximo de Venda ao Governo). No segundo ano do estudo, a partir da medicação obtida por meio do fracionamento compartilhado de Bevacizumabe, foram realizadas 1081 aplicações intra-vítreas neste mesmo serviço, com o custo total de 17.490,58 reais e custo unitário de 16,18 reais, desconsiderando os custos da técnica de fracionamento.
Conclusão
Espera-se demonstrar que o fracionamento compartilhado do Bevacizumabe leva a uma significativa redução dos custos com Anti-VEGF, aumento da disponibilidade, e que os resultados possam ser extrapolados para outros serviços de saúde.