Sessão de Relato de Caso


Código

RC190

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Olhos Ciencias Médicas

Autores

  • LETICIA MANHAES PIRES (Interesse Comercial: NÃO)
  • Héctor Nery Pineda Corrêa (Interesse Comercial: NÃO)
  • Tereza Cristina Moreira Kanadani (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DIFICULDADE NO DIAGNOSTICO TARDIO DAS DISTROFIAS MACULARES - UM RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar a dificuldade do diagnóstico diferencial tardio entre a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), distrofia areolar central e distrofia macular de Sorsby.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 76 anos, tabagista, portadora de enfisema pulmonar, encaminhada ao departamento de Retina e Vítreo para elucidação das lesões fundoscópicas em ambos os olhos (AO). Ao exame oftalmológico apresentava pseudofacia e acuidade visual (AV) de 20/300 (Snellen) em AO. Na angiofluoresceinografia, observou-se lesões areolares maculares, atrofia de EPR e coriocapilar, evidenciando vasos coroideanos, circundados por depósitos "drusen-like". Na fase inicial, apresentava atraso de preenchimento da coriocapilar com posterior hiperfluorescência de bordas das lesões dos vasos coroideanos. A tomografia de coerência óptica (OCT spectralis) demonstrou um quadro similar em AO, com espessamento da coriocapilar nas áreas periféricas às lesões disciformes, desaparecimento da camada neurossensorial (elipsóide e membrana limitante externa com diminuição da espessura central foveolar) e hiperreflectividade puntiforme anormal ("drusen-like"). Os achados sugerem se tratar de uma distrofia macular de Sorsby na fase tardia, que podem se situar entre DMRI atrófica e distrofia areolar central.

Conclusão

As distrofias maculares acometem a retina levando a alterações graduais da acuidade visual que afetam principalmente a visão central, com comprometimento atrófico do EPR e coriocapilares. A distrofia de Sorsby é caracterizada pela degeneração progressiva da mácula central da retina com edema, hemorragias, exsudatos com alterações pigmentares e o desenvolvimento de uma atrofia macular central disciforme "drusen-like", seguido por membranas neovasculares sub-retinianas. A degeneração posterior ocorre ao longo dos anos e pode se espalhar do centro para a periferia da retina, sendo evidente a dificuldade de diagnosticar a entidade em fase tardia.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil