Código
RC190
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Olhos Ciencias Médicas
Autores
- LETICIA MANHAES PIRES (Interesse Comercial: NÃO)
- Héctor Nery Pineda Corrêa (Interesse Comercial: NÃO)
- Tereza Cristina Moreira Kanadani (Interesse Comercial: NÃO)
Título
DIFICULDADE NO DIAGNOSTICO TARDIO DAS DISTROFIAS MACULARES - UM RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar a dificuldade do diagnóstico diferencial tardio entre a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), distrofia areolar central e distrofia macular de Sorsby.
Relato do Caso
Paciente do sexo feminino, 76 anos, tabagista, portadora de enfisema pulmonar, encaminhada ao departamento de Retina e Vítreo para elucidação das lesões fundoscópicas em ambos os olhos (AO). Ao exame oftalmológico apresentava pseudofacia e acuidade visual (AV) de 20/300 (Snellen) em AO. Na angiofluoresceinografia, observou-se lesões areolares maculares, atrofia de EPR e coriocapilar, evidenciando vasos coroideanos, circundados por depósitos "drusen-like". Na fase inicial, apresentava atraso de preenchimento da coriocapilar com posterior hiperfluorescência de bordas das lesões dos vasos coroideanos. A tomografia de coerência óptica (OCT spectralis) demonstrou um quadro similar em AO, com espessamento da coriocapilar nas áreas periféricas às lesões disciformes, desaparecimento da camada neurossensorial (elipsóide e membrana limitante externa com diminuição da espessura central foveolar) e hiperreflectividade puntiforme anormal ("drusen-like"). Os achados sugerem se tratar de uma distrofia macular de Sorsby na fase tardia, que podem se situar entre DMRI atrófica e distrofia areolar central.
Conclusão
As distrofias maculares acometem a retina levando a alterações graduais da acuidade visual que afetam principalmente a visão central, com comprometimento atrófico do EPR e coriocapilares. A distrofia de Sorsby é caracterizada pela degeneração progressiva da mácula central da retina com edema, hemorragias, exsudatos com alterações pigmentares e o desenvolvimento de uma atrofia macular central disciforme "drusen-like", seguido por membranas neovasculares sub-retinianas. A degeneração posterior ocorre ao longo dos anos e pode se espalhar do centro para a periferia da retina, sendo evidente a dificuldade de diagnosticar a entidade em fase tardia.