Código
P093
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
Autores
- RHAIZ HELLEN ALEXANDRA DE CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
- ISADORA FEITOSA LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
- INGREDE BRÍCIA LEAL FEITOSA (Interesse Comercial: NÃO)
- VINÍCIUS COUTO DE ALBUQUERQUE MELO (Interesse Comercial: NÃO)
- ROMMEL MAIA WANDERLEY JÚNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO DA INCIDENCIA DE RETINOPATIA DIABETICA EM PORTADORES DE DIABETES EM AMBITO AMBULATORIAL.
Objetivo
Identificar opiniões e conhecimentos de pacientes diabéticos usuários do serviço ambulatorial do Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL), referentes à retinopatia diabética a fim de fornecer informações que possam contribuir para implementar ações para prevenir e controlar essa enfermidade ocular.
Método
Concedeu-se um estudo transversal, obtendo-se uma amostra de 112 diabéticos atendidos no Ambulatório de Endocrinologia. Para obtenção dos dados, foi feito um questionário exploratório no qual foram formuladas perguntas objetivas e gerais sobre a temática do estudo.
Resultado
A amostra foi formada por 112 sujeitos de ambos os sexos, de idade entre 38 e 76 anos, e predominância de sexo masculino (54,46%). A maior porcentagem desconhecia a gravidade da própria afecção (82,14%), ou consideravam-na sem gravidade (12,5%). Entre as razões de não adesão a um tratamento seria pela ausência de sentir necessidade (10,71%) e a de recursos financeiros (74,1%).
Conclusão
Grande parte dos sujeitos manifestaram desconhecer sobre retinopatia diabética, possíveis tratamentos a laser e gravidade dessa doença; independente de conhecer possíveis tratamentos, não acreditavam na eficácia dos mesmos e ainda revelaram medo de se submeterem a eles. Além disso, pode haver outros fatores, como falta de entendimento pelo paciente da necessidade do exame de detecção da enfermidade ou mesmo engajamento dos médicos oftalmologistas.