Sessão de Relato de Caso


Código

RC214

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Faculdade de Medicina da Fundação Universidade do ABC

Autores

  • DEBORAH DOS SANTOS MUSICH (Interesse Comercial: NÃO)
  • JULIANA TAEMY OKIMOTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JULIO ZAKI ABUCHAM NETO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MANIFESTAÇAO OCULAR ISOLADA NA DOENÇA DE CROHN E USO DE IMUNOMODULADORES NO CONTROLE DA DOENÇA

Objetivo

Demonstrar a importância das manifestações oftalmológicas nas doenças de caráter autoimune como marcadores de atividade e discutir o uso de imunomoduladores no controle da manifestação ocular na doença de Crohn(DC).

Relato do Caso

Paciente feminina, 47 anos, queixando-se de baixa acuidade visual(BAV) progressiva em olho direito(OD) há 2 anos.Portadora de DC, porém sem acompanhamento e sem uso de medicações há 10 anos. A acuidade visual corrigida(AV) era de 20/40 em OD e 20/20 em olho esquerdo. À fundoscopia de OD, notava-se palidez de papila temporal e área de vasculite com hemorragias intrarretinianas, teleangiectasias e vasos fantasmas em região temporal à macula. A angiofluoresceínografia demonstrou extravasamento de neovasos, presença de vasculites e áreas de exclusão capilar. Foi optado por realização de laser nas áreas de isquemia e encaminhada para avaliação gastroenterológica.Apesar dos sintomas intestinais leves,optou-se pela introdução de azatioprina e adalimumab para a manutenção da doença intestinal e ocular.A paciente obteve melhora da AV para 20/20 em ambos olhos sem outras complicações.

Conclusão

A DC consiste em uma doença inflamatória intestinal de etiologia ainda desconhecida. Pode apresentar manifestações oculares (10% dos casos), sendo a maioria composta por irites, uveítes e episclerites.O acometimento do segmento posterior é raro (menos de 1%), e se manifesta através de vasculite e suas complicações (oclusões vasculares e papiloflebite), não guardando, necessariamente, relação com a atividade da doença sistêmica. No caso descrito, o olho foi o órgão alvo isolado da paciente, com queixa de discreta BAV, porém obteve melhora com o tratamento e manteve quadro estável com o uso de imunomoduladores. Estudos relatam benefício do uso dessas drogas nas fases de remissão e manutenção. Portanto, nota-se a importância da avaliação oftalmológica minuciosa na DC, pois além da prevenção de complicações e perda irreversível da visão, também é essencial para avaliação do status sistêmico do paciente, junto com avaliação multidisciplinar.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil