Sessão de Relato de Caso


Código

RC120

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: REDE PRIVADA

Autores

  • BARBARA KARINE GONET AMARAL ABITBOL (Interesse Comercial: NÃO)
  • VIVIANE LANZELOTTE (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOSÉ EDUARDO DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

IMPORTANCIA DE VALORIZAR A CLINICA INESPECIFICA NO DIAGNOSTICO DO GLIOMA DE QUIASMA OPTICO NA CRIANCA - RELATO DE CASO

Objetivo

O presente relato tem como objetivo enfatizar a necessidade de valorizar e investigar a queixa da família mesmo que o comportamento social da criança durante o exame não seja compatível com baixa visão, excluindo-se todas as possíveis patologias orgânicas. Enfatizar também a avaliação individualizada e multidisciplinar pois nem sempre os sinais e sintomas da criança são objetivos.

Relato do Caso

Paciente 5 anos, sexo feminino, branca, veio ao consultório com queixa de baixa visão. Mãe vem notando há 1 ano alteração no comportamento visual da criança pois aproximava os objetos. Investigação oftalmológica prévia diagnosticou baixa acuidade visual em ambos os olhos sem anormalidades na Angiografia Fluoresceínica e Tomografia de Coerência Óptica. Familiares trouxeram para nova avaliação pois estavam preocupados com a piora visual. Criança informava ver parcialmente a imagem mas não explicava como. Ao exame mostrava-se cooperativa com as solicitações, boa noção espacial quanto a locomoção. Exame oftalmológico com baixa acuidade visual em ambos os olhos - olho direito: 20/400 e olho esquerdo: conta dedos 1 metro, hipermetropia leve e Mapeamento de Retina sem alterações. Foi encaminhada imediatamente ao neuropediatra que não observou alterações neurológicas significativas, exceto a baixa visão. Solicitada Ressonância Magnética do crânio que foi sugestiva de Astrocitoma pilocítico / Glioma de baixo grau situado na região hipotálamo-quiasmática suprasselar. No momento a paciente encontra-se em tratamento quimioterápico.

Conclusão

A avaliação da criança é extremamente complexa pois os sinais e sintomas muitas vezes não são verbalizados e exigem do examinador paciência e conhecimento de cada estágio da infância para notar alterações sutis mas extremamente significativas. O acompanhamento multidisciplinar faz-se obrigatório e urgente uma vez que o diagnóstico tardio pode ser fatal. Nesse caso a queixa era única e inespecífica, sem outras comorbidades o que fez com o diagnóstico final de Glioma fosse realizado em parceria com equipe multidisciplinar.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil