Código
RC279
Área Técnica
Uveites / AIDS
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA)
Autores
- HENRIQUE MONTEIRO LEBER (Interesse Comercial: NÃO)
- RAFAEL ALVES CERQUEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- RENATA DA SILVA JARDIM (Interesse Comercial: NÃO)
Título
NECROSE RETINIANA AGUDA BILATERAL POR CMV COMO MANIFESTACAO INICIAL DA SIDA EM PACIENTE COM RETOCOLITE: RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar a Necrose Retiniana Aguda Bilateral por Citomegalovírus como primeira manifestação da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em paciente com Retocolite Ulcerativa
Relato do Caso
Paciente , VCO , 47 anos , branco , natural do rio de janeiro , chega ao setor de emergência do centro de estudos e pesquisas oculistas associados - RJ , com queixa de baixa acuidade visual súbita e progressiva em olho esquerdo com inicio ha 1 semana. Afirma que procurou serviço oftalmológico previamente , onde lhe foi prescrito valaciclovir e prednisona por via oral. Relata em historia patológica pregressa o diagnostico de retocolite ulcerativa , atualmente sem tratamento regular. Afirma estar apresentando episódios frequentes de diarreia. Ao exame apresentava acuidade visual equivalente a 20/20 em olho direito, e visão de vultos em olho esquerdo. A biomicroscopia , observou-se a presença de precipitados ceraticos em câmara anterior de olho esquerdo. Ao exame de fundoscopia observou-se a presença de vasculite exsudativa , necrose e descolamento seroso da retina desde o polo posterior , se estendendo por toda periferia, além de vitreite +1/+4. o olho direito apresentava vasculite exsudativa periférica em algumas áreas. Foi pedido exames complementares que mostraram presença de CMV IgM+, HIV e Sífilis. Mesmo com o laudo medico e a indicação de internação, o plano de saúde postergou a internação por 2 semanas. neste período o quadro evoluiu, passando o paciente a apresentar acuidade visual de percepção luminosa em olho esquerdo , e progressão das áreas de vasculite, da periferia para o equador retiniano, do olho direito. Esta em vigência de ganciclovir, aciclovir, ceftriaxone, mesalasina, desvenlafaxina.
Conclusão
O tratamento com valaciclovir por via oral foi ineficaz em inibir a extensão da necrose retiniana no olho direito devido a comorbidade disabsortiva. O quadro foi importante para a avaliação sistêmica e o diagnostico de sifilis e da Sindrome da Imunodeficiência Adquirida pelo HIV.