Sessão de Relato de Caso


Código

RC279

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA)

Autores

  • HENRIQUE MONTEIRO LEBER (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAFAEL ALVES CERQUEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RENATA DA SILVA JARDIM (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NECROSE RETINIANA AGUDA BILATERAL POR CMV COMO MANIFESTACAO INICIAL DA SIDA EM PACIENTE COM RETOCOLITE: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar a Necrose Retiniana Aguda Bilateral por Citomegalovírus como primeira manifestação da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em paciente com Retocolite Ulcerativa

Relato do Caso

Paciente , VCO , 47 anos , branco , natural do rio de janeiro , chega ao setor de emergência do centro de estudos e pesquisas oculistas associados - RJ , com queixa de baixa acuidade visual súbita e progressiva em olho esquerdo com inicio ha 1 semana. Afirma que procurou serviço oftalmológico previamente , onde lhe foi prescrito valaciclovir e prednisona por via oral. Relata em historia patológica pregressa o diagnostico de retocolite ulcerativa , atualmente sem tratamento regular. Afirma estar apresentando episódios frequentes de diarreia. Ao exame apresentava acuidade visual equivalente a 20/20 em olho direito, e visão de vultos em olho esquerdo. A biomicroscopia , observou-se a presença de precipitados ceraticos em câmara anterior de olho esquerdo. Ao exame de fundoscopia observou-se a presença de vasculite exsudativa , necrose e descolamento seroso da retina desde o polo posterior , se estendendo por toda periferia, além de vitreite +1/+4. o olho direito apresentava vasculite exsudativa periférica em algumas áreas. Foi pedido exames complementares que mostraram presença de CMV IgM+, HIV e Sífilis. Mesmo com o laudo medico e a indicação de internação, o plano de saúde postergou a internação por 2 semanas. neste período o quadro evoluiu, passando o paciente a apresentar acuidade visual de percepção luminosa em olho esquerdo , e progressão das áreas de vasculite, da periferia para o equador retiniano, do olho direito. Esta em vigência de ganciclovir, aciclovir, ceftriaxone, mesalasina, desvenlafaxina.

Conclusão

O tratamento com valaciclovir por via oral foi ineficaz em inibir a extensão da necrose retiniana no olho direito devido a comorbidade disabsortiva. O quadro foi importante para a avaliação sistêmica e o diagnostico de sifilis e da Sindrome da Imunodeficiência Adquirida pelo HIV.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil