Sessão de Relato de Caso


Código

RC163

Área Técnica

Plástica Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Autores

  • IGOR LEONARDO CARMONA CHAVES (Interesse Comercial: NÃO)
  • ROBERTA LILIAN FERNANDES DE SOUSA MENEGHIM (Interesse Comercial: NÃO)
  • SILVANA ARTIOLI SCHELLINI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

USO DE 5-FLUOROURACIL NEOADJUVANTE NO TRATAMENTO DE CARCINOMA ESPINOCELULAR CORNEO-CONJUNTIVAL: RELATO DE CASO

Objetivo

Descrever o caso de um paciente com carcinoma espinocelular córneo-conjuntival tratado no pré-operatório com colírio de 5-fluorouracil, e mostrar como esta medicação pode ser usada de forma neoadjuvante no tratamento de lesões oculares malignas.

Relato do Caso

Paciente de 62 anos, branco, sexo masculino, casado, trabalhador rural, natural de Porto Feliz-SP, procedente de Bofete-SP, compareceu uma consulta na triagem da oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP queixando-se de aparecimento de lesão verrucosa em olho esquerdo há dois anos, de crescimento lento e progressivo, associado a hiperemia e lacrimejamento ocular. Negava comorbidades, uso de medicações ou alergias. Ao exame, apresentava conjuntiva com hiperemia de 1+/4+, lesão papilomatosa hiperpigmentada em conjuntiva temporal e inferior, invadindo a córnea em 2 mm, com neovascularização associada, se estendendo das 2 às 8 horas. O globo ocular apresentava-se sem alterações, com motilidade preservada e acuidade visual com melhor correção de 20/20 em ambos os olhos. A gonioscopia de olho esquerdo não mostrou invasão do ângulo da câmara anterior. Foi indicado, inicialmente, uso de colírio de 5-fluorouracil de 6/6 horas, por 21 dias em intervalos semanais e indicada exérese da lesão , associada a recobrimento conjuntival com membrana amniótica após o ciclo de 5-fluorouracil. Foi observada redução da lesão com o uso do colírio antes da cirurgia. O exame anátomo-patológico mostrou a presença de carcinoma, com margens livres. O paciente mantém acompanhamento ambulatorial, sem recidiva da lesão.

Conclusão

Descrevemos um caso de um paciente com carcinoma espinocelular córneo-conjuntival tratado de forma neoadjuvante com colírio de 5-fluorouracil. Os autores propõe o uso de colírio 5-fluorouracil como tratamento neoadjuvante a de lesões tumorais córneo-conjuntivais.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil