Código
RC090
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande
Autores
- KLEBER CUNHA CLEMENTE (Interesse Comercial: NÃO)
- GABRIEL REBELLO HILGERT (Interesse Comercial: NÃO)
- CHRISTIANA REBELLO HILGERT (Interesse Comercial: NÃO)
Título
TRATAMENTO DA ELEVAÇÃO DA PRESSÃO INTRAOCULAR DURANTE A HEMODIALISE EM PACIENTE COM GLAUCOMA NEOVASCULAR.
Objetivo
Relatar caso de paciente com glaucoma neovascular com episódios sintomáticos de aumento da pressão intra-ocular (PIO) durante hemodiálise. E expor tratamento efetivo para diminuição e manutenção da PIO.
Relato do Caso
Paciente com diagnóstico de glaucoma neovascular decorrente à oclusão de veia central da retina com episódios de aumento da PIO associado a dor intensa durante hemodiálise. A teoria mais aceita é que durante a hemodiálise a osmolaridade do plasma sanguíneo diminui em um ritmo mais acelerado do que a do humor aquoso, gerando um fluxo positivo de solvente. Consequentemente, aumento brusco da PIO gerando dor ocular intensa. Pressão intraocular controlada com injeção de antiangiogênico e sessão de cliclofotocoagulação. Após tratamento, paciente mantem-se com PIO baixa e estável e sem dor ocular durante a hemodiálise.
Conclusão
Devido as condições sistêmicas, pacientes dialíticos necessitam imensamente da terapia de filtração sanguínea mecanicamente. Entretanto, a dor ocular intensa impede a realização e finalização desse tratamento. Relato de caso expõe uma situação rara e critica, em que o tratamento convencional mostra-se ineficaz no controle do aumento transitório e agudo da PIO e da dor. O uso de antiangiogênico e ciclofotocoagulação se mostrou eficaz no controle da dor durante a hemodiálise.