Sessão de Relato de Caso


Código

RC162

Área Técnica

Plástica Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Infantil Albert Sabin

Autores

  • MELISSA TAMAYO HERMIDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • YURI RIBEIRO CARNEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • SILVIO MUNIZ CUNHA SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

TERAPEUTICA OFTALMOLOGIA ALTERNATIVA EM PACIENTE COM SINDROME DE PATAU SEM CONDICAO CIRURGICA

Objetivo

Relatar um caso de Síndrome de Patau com acometimento oftalmológico. Mostrar a importância da abordagem na Síndrome de Patau devido ao alto índice de acometimento ocular para realizar um manejo adequado, com o intuito de melhorar a qualidade de vida do paciente levando em consideração que a síndrome possui baixo índice de sobrevida.

Relato do Caso

CSM, masculino, primeiro dia de vida, diagnosticado no pré-natal com Síndrome de Patau (SP) através do cariótipo fetal, na ultrassonografia obstétrica foram observadas alterações morfológicas condicentes com a síndrome, porém sem acometimento oftalmológico. O paciente foi encaminhado para a UTI neonatal no primeiro dia de vida, onde foram observadas alterações nas pálpebras, olhos vermelhos, lacrimejamento bilateral e bastante irrequieta. Solicitando avaliação oftalmológica. No exame oftalmológico observou-se entrópio congênito bilateral da pálpebra superior, com inversão da margem ao longo de toda a sua extensão com os cílios em constante contato com a superfície ocular. As pálpebras inferiores não apresentavam alterações. Exigindo correção cirúrgica imediata por ser uma condição que não melhora espontaneamente e por causar acometimento na integralidade da córnea. Foi realizada uma avaliação de risco cirúrgico, sendo contraindicada a cirurgia de correção devido à baixa sobrevida do paciente, pelas alterações concomitantes da SP. Como medida alternativa foi optado pelo uso de lente de contato gelatinosa e lubrificação com carbômer gel 2mg/g e dexpantenol 50mg/g.

Conclusão

Síndrome de Patau é uma anormalidade cromossômica, na qual se apresenta trissomia do cromossomo 13. A prevalência estimada é de 1:20.000-29.000 nascidos vivos, sendo a terceira trissomia mais comum. Caracteriza-se por apresentar um conjunto de anomalias congênitas múltiplas, com baixa expectativa de vida. Por esta razão é importante a implementação de medidas alternativas quando a correção cirúrgica é contraindicada, com o objetivo de gerar conforto ao paciente e manter a integralidade ocular.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil