Sessão de Relato de Caso


Código

RC084

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre

Autores

  • GABRIELA ROSA LOPES (Interesse Comercial: NÃO)
  • LARA ARDENGHI NOGUEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • TICIANA GRANZOTTO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

HEMORRAGIA SUBCONJUNTIVAL, RETROBULBAR, APOS IMPLANTE DE VALVULA DE DRENAGEM DE AHMED EM PACIENTE PORTADOR DE GLAUCOMA JUVENIL: RELATO DE CASO.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é destacar a importância da técnica cirúrgica e acompanhamento pós operatório adequado em pacientes portadores de glaucoma submetidos ao implante de válvula de Ahmed, assim como o manejo imediato das complicações cirúrgicas.

Relato do Caso

G.M.D., masculino, 17 anos, portador de Glaucoma Juvenil; submetido a duas trabeculectomias e um implante de válvula de Ahmed em olho direito, apesar de estar sob terapia medicamentosa máxima, apresentava controle inadequado da pressão intraocular (PIO) e progressão de defeito glaucomatoso em campimetria de olho direito, sendo assim, indicada cirurgia para novo implante de válvula de Ahmed, cirurgia esta realizada sem intercorrências. No terceiro dia pós operatório, evoluiu com PIO de 1mmHg e atalamia, com toque da válvula no endotélio corneano, ecografia. Realizada então a revisão do sítio cirúrgico, que não evidenciou sangramentos ativos. No quinto dia pós operatório, apresentou diminuição de acuidade visual e dor. Ao exame, visão referida em olho direito de conta dedos, proptose, lagoftalmo, exotropia e distopia vertical com restrição de movimentos extraoculares, quadro clínico compatível com síndrome compartimental orbitária, sendo realizada cantotomia e cantólise em caráter de urgência e encaminhado ao centro cirúrgico para procedimento de explante da válvula de drenagem e reconstrução da câmara anterior. Paciente evoluiu satisfatoriamente no pós operatório de drenagem de hemorragia retrobulbar sem progressão de defeito glaucomatoso e acuidade visual mantida em relação ao exame oftalmológico pré-cirúrgico.

Conclusão

A hemorragia retrobulbar está mais frequentemente associada a traumas, cirurgias de órbita ou injeções retrobulbares. Casos pós-implante de válvula de drenagem são raros, por isso, o caso clínico acima demonstra a importância de um acompanhamento rigoroso no pós operatório desses pacientes. É importante salientar que, por se tratar de uma emergência oftalmológica, a intervenção cirúrgica imediata é fundamental afim de prevenir efeitos irreversíveis.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil