Sessão de Relato de Caso


Código

RC031

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Autores

  • JESSICA LORENA PRADO MARQUES (Interesse Comercial: NÃO)
  • Alvio Isao Shiguematsu (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SÍNDROME DE ROTHMUND-THOMSON

Objetivo

A Síndrome de Rothmund-Thomson é rara, de herança autossômica recessiva associada a mutações no gene RECQL4. É caracterizada por alopecia, fotossensibilidade, poiquilodermia, baixa estatura, catarata juvenil, envelhecimento precoce e predisposição a neoplasias. Relata-se o caso de um paciente com esta síndrome, em acompanhamento nos ambulatórios de dermatologia e oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 33 anos, já em acompanhamento com a dermatologia por alterações cutâneas, foi encaminhado ao serviço de oftalmologia para avaliação de prurido e redução da acuidade visual (AV) em ambos os olhos (AO) desde 2014. Em julho/2016 realizou exérese de carcinoma espinocelular (CEC) em calcâneo esquerdo com esvaziamento inguinal ipsilateral. À histopatologia, observou-se CEC bem diferenciado, de padrão verrucoso, medindo 5,7cm X 4,6cm, infiltrando terço superior da derme, sem invasão angiolinfática, sem infiltração perineural, com margens cirúrgicas livres de comprometimento neoplásico e ausência de metástase em linfonodos dissecados. Ao exame oftalmológico, foi identificado em AO: AV de movimentos de mão; esotropia; entrópio; triquíase; conjuntivocálase; simbléfaro extenso em setores nasal e temporal; falência limbar; conjuntivalização corneana com presença de neovasos profundos; catarata total; pressão intraocular de 16 mmHg; difícil avaliar outras estruturas devido à opacidade de meios. Foi submetido à rotação marginal de pálpebra superior direita e trepanação de cílios triquiáticos.

Conclusão

O caso ilustra uma síndrome rara, a qual apenas 300 relatos foram encontrados na literatura. É comum o diagnóstico ser feito inicialmente pelos dermatologistas, uma vez que as alterações cutâneas surgem a partir dos seis meses de vida. O sinal ocular mais encontrado é o de catarata subcapsular, podendo levar a cegueira. O paciente aguarda realizar facoemulsificação com implante de lente intraocular e se avalia um transplante heterólogo de células limbares HLA compatível para melhorar a transparência corneana.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil